Segundo um estudo feito pelo Instituto Sangari, o Brasil é o segundo país do mundo em vítimas fatais em acidentes envolvendo motocicletas, com 7,1 óbitos a cada 100 mil habitantes. Entretanto, o número de motociclistas nos grandes centros urbanos é cada vez maior. Por isso, precisamos pensar em maneiras de aumentar a segurança para motociclistas, minimizando acidentes com quem ganha a vida sobre duas rodas.
O fato de motociclistas andarem o tempo todo com o corpo exposto, torna o percurso mais arrisco e aumenta a necessidade de atenção no trânsito. A experiência acaba ensinando a maneira correta de se comportar, porém, sempre é bom se precaver. Pensando nisso, a AVR Benefícios preparou esse artigo com algumas dicas de segurança para motociclistas, pensando em reverter, ao menos um pouco, o cenário catastrófico dos acidentes de trânsito no Brasil. Confira!
Maneiras de aumentar a segurança para motociclistas
Mantenha-se visível
Sempre que possível, utilize roupas com detalhes reflexivos. Além disso, trafegue com o farol ligado para manter a motocicleta ao alcance de visão dos outros motoristas. É extremamente desaconselhável fazer manobras que possam não ser percebidas pelos condutores, como se manter no ponto cego de carros.
Não ultrapasse em curvas
Essa é uma dica não só de segurança para motociclistas como para todos os outros condutores de veículos. Ultrapassagens em curvas limitam a visibilidade dos veículos que estão transitando na via oposta. O ideal é esperar por um trecho de reta para poder fazer a manobra com a maior segurança possível.
Cuidado com pistas molhadas
Para garantir a segurança para motociclistas em pistas molhadas, a primeira regra é ser suave nos comandos. Nunca acione bruscamente acelerador, freio ou câmbio em dias de chuva e com pistas molhadas. Atente-se ao solo e à maneira com a qual sua moto se comporta em cada tipo de situação.
Respeite a sinalização de PARE
As sinalizações existem por um motivo e devem ser respeitadas. Ainda que seja chato ficar parando a todo o momento, essa é uma maneira fundamental de garantir a segurança para motociclistas. Tome precauções também ao parar. Paradas repentinas podem ocasionar uma batida.
Cuidado com as fechadas
Rodar perto demais dos carros pode oferecer perigo. Portanto, se tiver que fazer isso, que seja por pouco tempo. Lembre-se que ultrapassagens só devem ser feitas pela esquerda e, por mais que andar no corredor não seja proibido, não exagere.
Quanto mais rápido estiver o trânsito, melhor a segurança para motociclistas, pois a diferença entre a velocidade da moto e dos demais veículos não sofre grande variação. Porém, quando o engarrafamento se instala é onde mora o perigo. Motoristas tentando fugir do trânsito podem fechar a moto, causando um acidente.
Use o retrovisor
Em qualquer local, o retrovisor é o anjo de guarda dos motociclistas. Ele serve para mudar de faixa e fazer conversões à esquerda ou à direita. Entretanto, também deve ser usado na hora de frear. Colisões por trás podem trazer consequências gravíssimas para motociclistas, portanto, o retrovisor é uma ótima maneira de garantir a segurança para motociclistas.
Conte com uma cooperativa de proteção veicular
Com a contratação de uma cooperativa de proteção veicular, você pode adquirir benefícios como: cobertura contra roubo e furto; cobertura contra colisões; indenização a terceiros; além de reboque, chaveiro e mecânico, entre outros serviços adicionais. Isso faz com que você não corra riscos em caso de acidentes ou imprevistos e tenha que ficar aguardando em um local perigoso.
Entre em contato com a AVR Benefícios, e obtenha segurança para motociclistas, além de todo conforto e tranquilidade que você precisa, por meio da proteção veicular.
Links úteis:
proteção veicular RJ
cooperativa de proteção veicular
cooperativa veicular