Defina a rota para a viagem de carro
Primeiramente, para uma viagem de carro sem surpresas desagradáveis, é imprescindível traçar a rota que deseja seguir. Dessa maneira, você consegue prever postos de gasolina, locais para comer e descansar, bem como oficinas durante o percurso.
Além de uma rota principal, tenha em mente caminhos alternativos para imprevistos, como congestionamentos ou acidentes na via.
Todo esse cuidado vai te ajudar a planejar o momento do abastecimento, evitando a pane seca, e até mesmo permitir o acesso a paisagens bonitas. Afinal, uma das maiores vantagens de uma viagem de carro é a oportunidade de se aproximar do cenário e tirar boas fotos.
Revisão do veículo
Ao mesmo tempo, jamais pegue a estrada sem realizar um check-up completo do seu carro em uma boa oficina. Além de verificar se a documentação está em dia, como a validade da carteira de motorista e o pagamento de multas, licenciamento, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e proteção veicular, é fundamental revisar o estado mecânico do veículo.
Aliás, uma falha elétrica ou mecânica durante a viagem pode não apenas gerar transtornos, como também aumentar o risco de acidentes.
Dê atenção especial aos pneus, incluindo o estepe, ao alinhamento e ao balanceamento das rodas, aos freios e à bateria. Verifique os níveis de água, óleo, fluidos e os filtros.
Ainda, não se esqueça de inspecionar cabos, velas, correias e amortecedores, além das palhetas do limpador de para-brisa e as luzes de sinalização externa.
Tenha um kit de emergência para sua viagem de carro
Antigamente, era mais comum as pessoas terem um kit de emergência dentro do carro. Tal hábito foi sendo perdido gradualmente por fatores diversos, mas, alguns itens desse material podem ser bastante úteis durante uma viagem de carro.
Veja algumas dicas sobre o que incluir:
- Bandagens, gaze, antissépticos, analgésicos, tesoura e outros medicamentos básicos;
- Ferramentas básicas de reparo, como macaco, chave de roda e cabos de ligação;
- Itens para sinalização e segurança, como cones, triângulo de sinalização e colete refletivo;
- Lanterna;
- Corda e fita adesiva, visto que tais itens podem ser úteis em situações de improviso, como a necessidade de prender algo temporariamente ou rebocar um veículo em caso de pane;
- Kit de ferramentas multiuso;
- Água e lanches não perecíveis;
- Cobertor e roupas extras para o caso de viajar em áreas mais frias ou ficar parado por muito tempo.
Contrate uma proteção veicular
Por fim, não deixe de contar com uma proteção veicular de confiança. Afinal, ela oferece diversas coberturas imprescindíveis para manter a segurança e a tranquilidade durante uma emergência.
Os serviços de reboque, indenização em caso de colisão, assistência 24 horas e outros benefícios adicionais são ótimos recursos que devem constar na sua apólice, caso goste de viajar de carro. Dessa maneira, você mantém a proteção em qualquer lugar em território nacional.
Tire suas dúvidas sobre a proteção veicular e feche seu contrato antes da sua próxima aventura!