Quantos pontos são possíveis ter na CNH? Quando se perde a CNH? Essas são perguntas frequentes de condutores iniciantes, como dos antigos também.  A pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos temas que mais levanta dúvidas. Até porque, além de tirar os pontos da carteira, as infrações tornam-se multas que pesam no bolso.

Sabendo disso, a AVR Benefícios listou respostas sobre esse tema!

20 pontos na CNH leva a suspensão do direito de dirigir

Verdade. O condutor que tiver 20 pontos na CNH no período de 12 meses, soma que inclui infrações leves, médias e graves terá o direito de dirigir suspenso. No entanto, existe algumas infrações gravíssimas que, se forem cometidas, levam a suspensão direta da carteira, independente se a pontuação for inferior.

Se a multa for paga, os pontos expiram?

Mito. O pagamento da multa não tira os pontos da carteira. Cada pontuação fica ativa por um ano a partir da data da infração cometida. Logo, é possível que os pontos expirem em momentos diferentes.

Não cometi a infração. Vou passar para o real condutor

Verdade. Quando o proprietário do veículo não comete a infração, é possível passar para o condutor que estava dirigindo no ato da infração.

Não é permitido cometer infrações enquanto estiver com a PPD (Permissão para Dirigir)

Verdade. Cometer infrações não é uma atitude benéfica em nenhuma situação, mas quando você tem a PPD é possível perdê-la, de acordo com o código de Trânsito Brasileiro. A permissão é válida por um ano e durante esse período, se não for multado, por infração gravíssima ou grave, nem reincidir em multa por infração média, o condutor terá o direito a CNH.

AVR Benefícios, cooperativa de proteção veicular

Agora que tirou as suas dúvidas, fique atento e não dê bobeira! Conte com AVR Benefícios, cooperativa de proteção veicular que atua em todo o grande Rio para cuidar do seu automóvel. Conheça mais da nossa empresa.

Links úteis:

proteção veicular;

proteção veicular rj;

cooperativa veicular;

cooperativas de proteção veicular.