Com toda a certeza, manter a documentação do carro em dia é fundamental para todos os motoristas. Além de ser uma exigência legal, ter os documentos corretos e atualizados evita dores de cabeça e garante sua segurança jurídica na estrada. Selecionamos os principais aspectos da documentação veicular para te ajudar nesse processo.
Confira!
Quais documentos são obrigatórios?
Primeiramente, vale compreender o que compõe a documentação do carro para ter a certeza de que está tudo em dia. Nesse sentido, os principais documentos que todos os condutores devem ter são:
- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Comprovante de pagamento do IPVA
- Comprovante do seguro obrigatório (DPVAT)
Só para ilustrar, o CRLV, conhecido popularmente como documento do carro, é a prova de que seu veículo está regularizado e apto para circular. Inclusive, ele deve ser renovado anualmente e contém informações como placa, chassi, ano de fabricação e dados do proprietário ou da proprietária.
O que acontece se a documentação do carro não estiver em dia?
Inegavelmente, dirigir sem a devida documentação do carro pode resultar em diferentes problemas, como:
- Multas
- Perda de pontos na CNH
- Apreensão do veículo
- Transtornos em caso de acidentes ou fiscalizações
Aliás, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro quanto às penalidades. Circular sem o CRLV, por exemplo, é considerado infração gravíssima, com multa e remoção do veículo.
Como manter a documentação em dia?
Após saber as implicações que a falta de documentação do carro em dia provoca, vale adotar uma boa organização para evitar problemas. Aliás, algumas dicas simples te ajudam nesse processo. Confira o passo a passo que julgamos essencial:
- Crie um sistema de lembretes para as datas de vencimento dos documentos – isso pode ser facilmente feito pelo seu celular
- Verifique regularmente se há pendências no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN)
- Mantenha seus dados cadastrais atualizados
- Pague os impostos e as taxas dentro dos prazos
Documentação digital
Ao mesmo tempo, com o avanço da tecnologia, a documentação do carro também se modernizou. O CRLV-e já é uma realidade em muitos estados e pode ser acessado pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, facilitando a vida do motorista.
Benefícios da documentação em ordem
Inegavelmente, além de evitar problemas legais, manter a documentação do carro atualizada traz vantagens como: facilidade na venda ou transferência do veículo; menos burocracia em caso de sinistros; e tranquilidade durante as viagens.
Documentação e proteção veicular
Por fim, muitos motoristas se perguntam se é possível contratar uma proteção veicular com a documentação vencida. Embora algumas cooperativas possam aceitar, é sempre recomendável estar com tudo em dia para evitar complicações mediante sinistros.
A documentação do carro é mais do que uma obrigação legal: é uma garantia de tranquilidade financeira e até mesmo psicológica.
Afinal, ao seguir essas orientações sobre a documentação do carro, você estará não apenas cumprindo a lei, como também garantindo sua paz de espírito ao volante.
Que tal aumentar seu nível de tranquilidade contando com o apoio da melhor proteção veicular do Rio de Janeiro? Converse com a equipe da AVR Benefícios e escolha o plano perfeito para você!