Aquaplanagem é o deslizamento de um veículo sobre a água. Em dias chuvosos, nós vemos muitos acidentes devido a esse movimento, principalmente em estradas. O que ocorre é que quando estamos em alta velocidade e passamos por uma poça de água, nosso carro perde o contato com o asfalto, nos fazendo ficar totalmente sem controle sobre o veículo. Isso é perigoso, pois pode nos fazer sair da estrada e colidir com outros carros, árvores e postes.
O que fazer quando ocorre a aquaplanagem?
Quando ocorre a aquaplanagem, o ideal a se fazer é tirar o pé do acelerador, manter o volante firme em linha reta, não pisar no freio e esperar que o carro entre em contato com o solo de novo. É muito importante fazer todos esses procedimentos para que você evite acidentes.
Como evitar a aquaplanagem?
Embora esse seja um movimento involuntário para os motoristas, existem algumas precauções que podemos fazer para evitá-lo. Confira:
1- Não ande com pneus gastos
Andar com pneus “carecas” na estrada em dias chuvosos é muito perigoso. Os sulcos do pneu são responsáveis por fazer a drenagem da água, garantindo que o carro mantenha aderência com o asfalto. Portanto, andar com pneus onde os sulcos estão pequenos, pode fazer com que o carro perca mais facilmente esse contato direto com o chão, gerando maior probabilidade de aquaplanagem.
2- Calibre os pneus
Antes de viajar, confira a calibragem de seus pneus. Pneus vazios aumentam consideravelmente o risco de aquaplanagem.
3- Reduza a velocidade em dias chuvosos
Como já falamos aqui, esse movimento ocorre quando passamos por poças de água em alta velocidade. Por isso, em dias chuvosos, o ideal é sempre reduzir a velocidade nas ruas e estradas. Dessa forma diminuímos o risco de sofrermos aquaplanagem com nossos carros.
Para proteger seu carro contra roubos e acidentes conte com a AVR Benefícios. Nós somos uma cooperativa de proteção veicular que trabalha em todo o Grande Rio.
Links úteis: