Teste do bafômetro: entenda como funciona

Published On: 20 de fevereiro de 2019

O consumo de álcool é um dos grandes problemas que afetam a segurança no trânsito. Para evitar que motoristas embriagados ofereçam perigo aos pedestres e outros condutores, o Governo Brasileiro implantou o teste do bafômetro.

Desde 2008, a chamada Lei Seca, operação de tolerância zero para motoristas alcoolizados, utiliza um aparelho específico para medir a concentração de álcool etílico no organismo. Quer entender melhor como funciona o teste do bafômetro? Continue lendo este artigo da AVR Benefícios para descobrir!

Saiba tudo sobre o teste do bafômetro

O que é?

 

O teste do bafômetro faz parte da operação da Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008, também conhecida como Lei Seca. A norma proíbe o consumo de álcool por qualquer motorista antes de dirigir. Ou seja, nenhuma quantidade é permitida. Por isso, o Brasil é considerado um dos países mais rígidos em relação à tolerância de álcool em condutores de veículos.

Há tolerância apenas para casos em que o bafômetro acusa um valor abaixo de 0,05 mg/L. Isso ocorre devido à margem de 1% de erro do aparelho, de acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Como funciona?

 

Para realização do teste do bafômetro, é utilizado um aparelho chamado etilômetro ou alcoolímetro. Sua função é medir a concentração de álcool etílico na corrente sanguínea do motorista. O equipamento faz uma análise do ar dos pulmões para verificar incidência de bebidas alcoólicas.

O teste do bafômetro funciona da seguinte maneira: a pessoa deve soprar um tubo conectado ao equipamento. Em seguida, o ar pulmonar é levado ao catalisador para que o álcool expirado reaja com o oxigênio contido ali dentro. Tal reação libera elétrons, que passam por um fio condutor e geram a corrente elétrica. O chip do aparelho faz o cálculo de concentração de álcool no sangue e mostra o resultado no visor. Lembre-se: quanto mais álcool, maior a corrente.

Em quanto tempo o álcool sai do corpo?

 

Geralmente, leva poucos segundos para o álcool ser absorvido pelo estômago, cair na corrente sanguínea e se transformar em vapor para os pulmões. Por conta da rapidez do processo, o teste do bafômetro é assertivo na maioria dos casos.

Porém, o processo inverso é mais longo. Para se ter uma ideia, pode levar até 10 horas para que a concentração de álcool não seja mais detectado no sangue. Por isso, o mais indicado é que o motorista aguarde, no mínimo, 12 horas para dirigir novamente.

Quais são as consequências?

Se o teste do bafômetro indicar quantidade entre 0,04 mg/L e 0,34 mg/L de álcool, o motorista toma multa gravíssima. De acordo com o Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor leva 7 pontos na carteira e deve pagar o valor de R$ 2.934,70. Além disso, há suspensão da carteira de habilitação por 12 meses.

Agora, em casos onde o aparelho indique quantidade maior ou igual a 0,34 mg/L, há a mesma penalidade acima, porém com um agravante. O ato é considerado crime, segundo o Artigo 306 do CTB, com detenção de 6 meses a 3 anos.

Posso recusar o teste?

O direito a recusar o teste do bafômetro é garantido pela Constituição. Logo, qualquer motorista pode se negar a fazer o teste, porém essa conduta pode gerar infrações. O agente de trânsito pode verificar a presença de álcool no corpo do condutor por meio de sinais de alteração da capacidade psicomotora. Portanto, se o motorista se recusar a fazer o teste e, mesmo assim, apresentar indícios de embriaguez, ele tomará a mesma multa de quem for pego com mais de 0,04 mg/L de álcool no sangue.

Proteja-se no trânsito!

Para promover um trânsito seguro, nunca dirija sob efeito de substâncias psicoativas. Essa medida protege você, os pedestres e os demais veículos na estrada. Respeitando a Lei Seca você preserva a sua vida e a do próximo!

Quer estar protegido contra o comportamento dos demais motoristas no trânsito? Faça parte de uma cooperativa veicular. Ao se tornar cooperado, você conta com assistência jurídica, cobertura contra colisões, roubos e furtos e uma série de serviços 24h!

Para isso, conte com a AVR Benefícios! Somos a melhor cooperativa de proteção veicular do Rio de Janeiro. Oferecemos os serviços citados acima aos nossos cooperados, além de diversos benefícios adicionais. Entre em contato já!

 

2019-02-20T16:23:41+00:00
Ir ao Topo