Manter o bom estado do sistema de arrefecimento é crucial para garantir que a combustão no veículo não seja excessiva. Ele é responsável por manter a temperatura ideal para o bom exercício dos componentes do automóvel. Sendo assim, o descompasso entre o desenvolvimento do veículo e falta de manutenção adequada pode fazer o carro ferver. Continue a leitura deste artigo para descobrir algumas dicas que ajudam a evitar o aparecimento deste problema.
O que deve ser feito para não deixar o carro ferver?
Em geral, o problema do carro ferver está interligado ao superaquecimento do motor. O agravamento desta questão pode levar à fundição da peça, impedindo seu funcionamento. Por essa razão, o motorista deve conhecer os cuidados que precisam ser tomados a fim de evitar o superaquecimento do automóvel.
Na sequência, fizemos uma lista com algumas dicas. Veja e aplique-as no seu dia a dia!
1- Mantenha o nível correto do líquido de arrefecimento
A checagem de nível do líquido de arrefecimento é simples. Basta que o condutor faça a medição no reservatório enquanto o carro está em repouso, não aquecido. Na vareta, o líquido deve acusar entre os traços de “mínimo” e “máximo”.
Atenção: abaixo da quantidade mínima, o líquido poderá ficar escasso durante o desenvolvimento do carro na via.
Essa atitude também contribui para diagnosticar vazamentos na medida em que for necessária a reposição do líquido de maneira periódica, fora do tempo estimado para a ação.
2- Fique atento ao funcionamento da válvula termostática
A válvula termostática atua no aquecimento do veículo e na manutenção da temperatura ideal para rotação. Por conta disso, por vezes, o problema do carro ferver pode estar atrelado ao mau funcionamento deste componente.
3- Não use água pura no radiador
Quando falamos a respeito do “líquido de arrefecimento”, tratamos de um composto diferente de água pura. Em geral, a sua variação ocorre conforme o recomendado pelo fabricante do veículo. Sendo assim, as porcentagens indicadas para a mistura de água pura, destilada ou desmineralizada acrescida de etilenoglicol compõe o líquido de arrefecimento.
Desta forma, o uso somente de água pura não realiza a função do líquido de arrefecimento que é limpar o sistema de refrigeração do automóvel e aumentar o ponto de ebulição.
4- Fique de olho na condição da correia auxiliar e bomba d’água
Como partes do sistema de arrefecimento, a bomba d’água é acionada pela correia auxiliar. À vista disso, estes dois elementos precisam estar com atividade regular a fim de certificar que o resfriamento do veículo será feito.
5- Realize a limpeza do sistema de arrefecimento
Detritos podem ser gerados em todas as operações de combustão. Devido a esse fator, antes do carro ferver recomenda-se que a limpeza do sistema de arrefecimento seja feita a cada 2 anos. Neste procedimento, deve ser feita a troca do líquido encontrado no sistema por um novo.
6- Faça manutenção periódica regular
Por último, mas não menos importante fazer a manutenção periódica regularmente impede que o carro ferva e mais problemas. Escolha uma oficina de qualidade.
Escolha a AVR Benefícios!
Viu como o problema do carro ferver pode ser evitado? Siga as dicas que recomendamos acima e garanta que esse problema não chegará até você. No mais, conte com a AVR Benefícios! Somos uma cooperativa de proteção veicular que oferece toda a segurança que seu veículo precisa!
Sendo um dos nossos cooperados, você terá acesso a diversos benefícios, como:
- cobertura contra roubos e furtos;
- indenização a terceiros;
- cobertura contra colisões;
- serviços 24 horas;
- assistência jurídica;
- serviços adicionais.
Além disso, também temos várias oficinas credenciadas para expandir ainda mais o nível de segurança ao seu automóvel. O que você está esperando? Entre em contato agora mesmo e seja um dos nossos cooperados!
Se gostou deste artigo, aproveite para conferir outros de tema semelhante em nosso blog. Lá, já falamos sobre motivos que explicam o volante tremendo, problemas no freio que parou de funcionar e outros assuntos interessantes. Não deixe de conferir!