O sistema de freio automotivo cumpre a função de desacelerar o veículo e também mantê-lo parado quando sem movimento. Sendo assim, contribui para gerar segurança tanto para os passageiros, quanto para os pedestres que compartilham a via. Mas, se você já esteve dirigindo alguma vez e o freio parou de funcionar, é preciso entender quais são as possíveis causas para este erro a fim de evitá-lo em outras ocasiões.

Continue a leitura deste artigo que a AVR Benefícios preparou para você e conheça qual pode ser o problema do seu carro. Ao final dele, veja como podemos te ajudar.

Por que meu freio parou de funcionar?

carro em que o freio parou de funcionar

Muitas dúvidas surgem quando existe uma situação em que o freio parou de funcionar.

Nessa medida, devemos esclarecer que a causa mais comum é a sistêmica. Isto é, como o sistema de freio é composto por uma série de componentes, quando um deles não apresenta a performance ideal todo o restante fica comprometido.

Um exemplo bem lúdico para esta situação é o de uma bicicleta. Ela possui um freio que impede a rotação as rodas, assim como um carro. No entanto, se algum dos fios condutores que permitem a desaceleração estiver em mau estado, poderá não parar ou tem a possibilidade de parar depois de onde o ciclista pretendia.

Caso seu carro tenha apresentado defeito e o freio parou de funcionar, algumas possíveis questões precisam ser avaliadas. Confira, a seguir.

1- Defeito na alavanca ou no pedal

A alavanca e o pedal são as peças responsáveis pelo acionamento do freio em um veículo. Além desse fator, são componentes do sistema em que o motorista tem acesso direto. Ou seja, a má utilização de tais componentes pode comprometê-los ao ponto deles apresentarem defeito.

2- Problemas no disco de freio e pastilhas

O disco de freio e as pastilhas, assim como as demais peças, são utilizadas no dia a dia para promover a frenagem. Este ponto, em específico, o desgaste natural, já pode ser compreendido como uma das possíveis causas de problemas.

Diferentemente da alavanca e do pedal, o disco de freio e as pastilhas ficam alocados na parte interna do veículo. Cumprem a função de reduzir a velocidade do veículo após o momento em que o pedal de freio for acionado pelo condutor. Por essa razão, quando apresentam defeitos podem impedir a boa performance do freio ao ponto do motorista notar que o freio parou de funcionar.

3- Baixo nível de fluido de freio no reservatório

O fluido de freio permite que todo o sistema hidráulico funcione sem interferências. Por conta desse fator, é visto como um dos componentes mais importantes do sistema. Quando apresenta baixo índice no reservatório, a preocupação do motorista torna-se fundamental. Tal situação admite a possibilidade de vazamentos ou consumo excessivo do líquido. Essas duas questões, portanto, contribuem para comprometer todo o sistema.

Dessa forma, fazer a troca de fluido no período adequado colabora para evitar que o freio automotivo pare de funcionar.

Como faço para evitar a perda de controle do veículo?

motorista com as mãos no volante de um carro

Mais uma vez, recordamos a importância da manutenção periódica das peças que fazem parte do sistema de freio do seu automóvel. Ela é uma maneira eficaz de impedir que o freio pare de funcionar e você perca o controle do veículo. Não perca a oportunidade de optar por peças que têm registro, são legalizadas e de acordo com o modelo do carro em questão. Solicite a análise de um profissional qualificado para mais orientações.

Faça parte de uma cooperativa de proteção veicular!

Agora que você sabe as causas pelas quais o freio parou de funcionar, dirija-se a uma oficina mecânica para consertar o problema. Ainda assim você tem medo de sofrer algum acidente? A melhor opção é se proteger. Seja um cooperado da AVR Benefícios, a maior cooperativa de proteção veicular do Rio de Janeiro!

Aqui, seu carro e sua família estão protegidos contra sinistros. Oferecemos cobertura contra colisão, roubo e furto, assistência jurídica, indenização a terceiros, serviços 24h e benefícios adicionais. Entre em contato conosco agora mesmo e seja nosso cooperado!

Esta informação foi útil? Veja outros artigos como este em nosso blog. Lá você encontra: