Cuidar do veículo é essencial para manter o bom funcionamento, bem como a higiene. Assim, essa se torna uma das principais preocupações de proprietários de automóveis. Uma das dúvidas comuns acerca do tema é: será que pode lavar o motor do carro? Essa questão, a AVR Benefícios esclarece neste artigo. Prossiga a leitura e entenda melhor sobre o assunto!

Entenda se você pode lavar o motor do carro!

Para os preocupados com a limpeza, ver que seu motor automotivo está sujo não deve ser muito animador. Uma coisa é fato: a higienização veicular interna é tão importante quanto a externa. Ou seja, você pode sim lavar o componente

Muitas pessoas têm medo de lavar o motor do carro, achando que a água vai estragar o componente e impedir seu bom funcionamento. Porém, isso não é verdade. A limpeza do motor é inclusive benéfica, o único cuidado aqui é com a pressão de água utilizada durante a higienização. Se for muito alta, pode, sim, estragar. Essa é a parte com a qual é necessário se preocupar! 

Como lavar o motor do carro?

A necessidade de lavagem varia de acordo com o uso do proprietário, por isso não é possível estimar uma periodicidade específica. Isto é, quanto maior for o uso, maior deve ser a frequência de ocorrência da higienização do componente automotivo.

Veja como ocorre a lavagem a seguir:

  • verifique os reservatórios de direção hidráulica e óleo do motor. Eles devem estar fechados;
  • não use balde de água. Priorize a mangueira ou a lavadora de alta pressão, que deve estar com a menor potência;
  • para a limpeza, evite sabão em pó, solvente, desengraxantes, ácidos e outros elementos à base de petróleo;
  • com um pano totalmente seco, faça uma limpeza final nos componentes elétricos.

Se preferir, você pode optar por lavar o motor do carro com um profissional. Eles também oferecem a opção de higienização a seco. Geralmente o  serviço dura cerca de 2 a 3 horas e o custo varia entre R$ 100 e R$ 400. A AVR Benefícios pode indicar alguma oficina qualificada para você.

Por que lavar o motor do carro?

Fazer a lavagem do motor automotivo periodicamente pode oferecer alguns benefícios, sabia? Além de deixá-lo simplesmente limpo, o cuidado pode ainda: 

  • evitar o ressecamento precoce das borrachas;
  • preservar os plásticos internos;
  • garantir o bom funcionamento do motor por mais tempo;
  • ajudar na valorização do carro.

Fale com a AVR Benefícios!

Este artigo te ajudou a entender melhor a questão sobre a possibilidade de lavar o motor do carro? A AVR Benefícios ainda pode te ajudar de outra forma. Somos uma cooperativa de proteção veicular  que oferece soluções completas, com diversos benefícios a quem se junta a nós. Garantimos ajuda em casos de emergência, colisões, furtos e roubos, dentre outras vantagens.

Garanta os benefícios de fazer parte da nossa cooperativa. Faça contato e tire já suas dúvidas sobre nossa proteção veicular do RJ!