O que é a pane seca?

Antes de mais nada, a pane seca é a ausência de combustível suficiente para o veículo se movimentar. Ou seja, já não há até mesmo a quantidade contida na reserva. 

Além de ser uma surpresa bastante desagradável, especialmente se estiver com pressa, a pane seca pode causar estragos no veículo e gerar multas. No primeiro cenário, componentes como a bomba de combustível e o sistema de injeção podem sofrer danos. Ademais, se houver repetidas tentativas de acionar o carro, o motor de partida tende a ficar sobrecarregado.

No que diz respeito à multa, esta gera 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), visto que a situação coloca a vida de todas as pessoas envolvidas no trânsito em risco. Afinal, a parada repentina do veículo aumenta o risco de colisões, bem como a fluidez do trânsito fica comprometida.

 

Como evitar o problema?

Sem dúvida, ter atenção ao nível de combustível indicado no painel do carro é a melhor forma de prevenir uma pane seca. 

Por outro lado, frequentar apenas postos de confiança também é uma dica bastante útil. Produtos adulterados aumentam o consumo, fazendo com que a durabilidade seja menor do que a esperada. Dessa maneira, você pode estar distante de um local de abastecimento quando perceber que o combustível está acabando. 

Ainda, postos renomados garantem medições precisas, prevenindo que o veículo seja abastecido com quantidade inferior de etanol ou gasolina solicitada.

 

O que fazer em caso de pane seca?

Primeiramente, ligue o pisca-alerta assim que perceber a falta de força do veículo. Assim, os demais motoristas podem reduzir a velocidade, evitando acidentes. Em seguida, se possível, encoste o carro próximo ao meio-fio, tomando outras medidas de sinalização, como o posicionamento do triângulo.

Se tiver um galão adequado para o transporte de combustível, vá até o posto mais próximo e busque uma quantidade suficiente para conseguir sair do local do ocorrido até uma rede de abastecimento. 

No entanto, saiba que nem todo tipo de recipiente é autorizado para tal transporte. Conforme o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), o galão deve ter uma base sólida para evitar tombamentos durante o transporte, bem como a tampa deve proporcionar uma vedação eficaz.

Ademais, o ideal é que ele seja transparente e tenha um bico maior que o da bomba de combustível.

 

Acione a proteção veicular

Para quem possui proteção veicular, basta entrar em contato pelos meios indicados durante a contratação. Apesar de não haver uma cobertura específica para a pane seca, a assistência 24 horas fornece um guincho para tirar o carro do local ou uma quantidade de combustível para encher o tanque. 

Visto que se trata de uma assistência, não é cobrada franquia mediante a prestação desse serviço.

 

Ainda não possui uma proteção veicular? Fale com a nossa equipe pelo WhatsApp e contrate o serviço quanto antes.