Um carro limpo sempre impressiona pela sua beleza, brilho e cuidado. Principalmente a parte externa, não é mesmo? Afinal, além da parte estética, a limpeza interna e externa influencia diretamente na higiene e, portanto, na saúde e no bem-estar de motorista e passageiros. Por conta desse tipo de demanda, surgiu a higienização automotiva que é a limpeza completa de todas as partes do veículo. Nesse artigo, a AVR Benefícios fala sobre a importância desse serviço. Acompanhe!

Automóvel em bom estado

O sonho de todo motorista é ter um carro em bom estado e com a aparência agradável. Esse sonho não é uma meta impossível de se alcançar, acredite! Há alguns anos surgiu uma tendência entre os donos dos automóveis de investir na higienização automotiva.

Grande parte desses motoristas já estavam ficando cansados de ter que lidar com o seu veículo em péssimas condições higiênicas, porque além de ser um patrimônio, o carro também é um ativo comercial.
Pode ser para trabalhar com um aplicativo de carona, transporte de mercadoria e até mesmo um motorista particular para determinada pessoa ou família. E todas essas profissões exigem que o veículo esteja em bom estado mecânico e, principalmente, higiênico.

Mas não é só de estética que uma higienização automotiva sobrevive. A higienização de um carro também tem muito a ver com o aspecto da saúde dos motoristas e passageiros, pois a parte interna do carro precisa tanto de uma manutenção eficiente quanto a parte externa.

Como fazer a higienização automotiva?

Entenda como é feita a higienização automotiva

Parte interna

Vamos lá, primeiramente você deve se certificar que todos os papéis e outros lixos foram removidos do interior do veículo. Em seguida, é realizada uma escovação na região do teto e depois uma aspiração de todo o interior do automóvel.

Parte externa

E não esquecendo a parte externa, a higienização automotiva age muito bem na limpeza de vidros. Depois da limpeza, faz o acabamento dando um brilho às peças internas. Por fim, é utilizado um vapor que é responsável por eliminar fungos, bactérias e remover odores.

Equipamento utilizado

Muitas empresas costumam utilizar a pistola tornador, um equipamento capaz de remover impurezas fortemente aderidas. Pode ser aplicado em estofados, motor, forro de porta, tapetes, lataria, forro do teto, rodas, painel e chassi.

Qual é o tempo habitual para fazer a higienização?

Especialistas afirmam que o prazo ideal para repetir a higienização automotiva é a cada 15 dias. Mas, a frequência pode variar de acordo com o nível de sujeira encontrada.

Aviso importante!

É indispensável o uso de produtos de qualidade e que estejam homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA. Além disso, para garantir a sua própria segurança, deve sempre estar usando luvas, óculos e máscara.

É possível receber multa por estar com o carro sujo?

Bom, é preciso tomar alguns cuidados quanto a isso. Segundo o artigo 230 do CTB, trafegar, por exemplo, com uma das placas sem condições de visibilidade seja por conta da poeira, lama ou por qualquer objeto que esteja atrapalhando a identificação do veículo, é proibido.

Sendo considerado um delito grave, resultando sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa no valor de R$ 239,47, e na pior das hipóteses, ter o carro apreendido.

Entenda se é possível receber multa por não realizar a higienização automotiva

O que torna a higienização automotiva diferente?

A higienização automotiva é uma limpeza completa em todas as partes do veículo, o que diferencia ela das lavagens comuns, pelo fato de ter como propósito a revitalização completa de todo o interior do carro.

Venha para AVR Benefícios!

A AVR Benefícios é uma das maiores e melhores cooperativas de proteção veicular do mercado. Aqui garantimos que a contratação dos serviços é 100% livre de burocracias indesejadas, buscamos simplificar tudo para você! Se torne um cooperado!

Gostou deste artigo? Leia mais no Blog da AVR Benefícios!