A principal função da embreagem é controlar a transmissão do movimento do motor para o cambio, para facilitar o engate de marchas. Mas, para que funcione da maneira correta, são necessárias algumas medidas preventivas para que o desgaste da embreagem não ocorra de maneira precoce.

Se tiver o seu funcionamento comprometido, a peça gera desconforto para os motoristas e passageiros e, além disso, resulta em desgaste de outros componentes do veículo.

Pensando no período de férias e nas viagens que muitas pessoas do país fazem de carro, a AVR Benefícios preparou este artigo para que você previna o desgaste da embreagem e viaje em segurança. Confira!

5 dicas para evitar o desgaste da embreagem

evitando o desgaste da embreagem

1- Não descanse o pé no pedal

Uma prática comum entre os motoristas é descansar o pé esquerdo na embreagem quando o veículo não está em movimento. Entretanto, a prática acelera o desgaste da embreagem, pois afasta o platô do disco e causa o lixamento da peça, que pode acabar provocando um superaquecimento do sistema do veículo.

2- Deixe o carro em ponto morto

Quando o carro está parado, o ideal é pisar no freio, desengatar a marcha e deixar o veículo em ponto morto. Dependendo do caso, você pode até puxar o freio de mão para descansar o pé direito. Manter o carro em funcionamento, engatado, força o sistema de uma forma desnecessária e acaba provocando desgaste da embreagem.

3- Use o freio de mão na ladeira

Existem motoristas que sentem vergonha de utilizar o freio de mão para sair de uma rampa ou de alguma ladeira. Alguns podem até considerar que essa pessoa dirige mal, mas, na verdade, esse fator ajuda bastante a evitar o desgaste da embreagem.

4- Siga a ordem de marchas

Alguns motoristas costumam arrancar na segunda marcha, para economizar tempo. Entretanto, isso também é prejudicial para o sistema de embreagem. O ideal é trabalhar na ordem: da primeira para segunda marcha, da segunda para terceira, e assim por diante. Trocar as marchas de forma gradativa ajuda a prevenir o desgaste da embreagem.

5- Deixe seus pés em sincronia

Manter a sincronia entre o pé direito e o esquerdo ajuda na preservação da embreagem. Quando você acelera demais o carro antes de soltar a embreagem, pode acontecer a queima do componente, aumentando o consumo de combustível e reduzindo o desempenho do veículo. Além, é claro, do cheiro desagradável de embreagem queimada.

Proteção para você e para o seu veículo

Evitar o desgaste de embreagem evita não só gastos desnecessários com o veículo, como evita também acidentes causados pelo mau funcionamento do carro. O ideal é que você esteja preparado para todo tipo de imprevisto e conte com uma proteção veicular que lhe proteja contra colisões e tenha serviços de reboque, troca de pneus, socorro elétrico e mecânico, entre outros serviços, 24 horas por dia. Para isso, conte com a AVR Benefícios! Conosco, você tem uma economia de até 60% na proteção veicular e garante proteção, conforto e tranquilidade ao seu dia a dia. Entre em contato com a melhor cooperativa de proteção veicular do RJ. Aguardamos por você.

Links úteis:
proteção veicular rj
cooperativas de proteção veicular 
cooperativa veicular