Cooperativas de seguros, cooperativa de seguros, seguros de cooperativa e cooperativas de proteção automotiva são termos populares dados em geral para as cooperativas de proteção veicular rj. No entanto as cooperativas de proteção veicular não podem exercer a venda de apólices de seguro, pois os mesmos são regulados pela SUSEP. O que pode ser oferecido por essas cooperativas são serviços e benefícios que visam à proteção de seu veículo por valores menores, com mais agilidade e menos burocracia. Associações de proteção veicular funcionam de forma parecida com cooperativas, onde um grupo de pessoas se une e divide entre si os prejuízos ocorridos no período.

Como fica a questão do risco?

A principal diferença entre as cooperativas de proteção veicular e as seguradoras é a transferência de risco. Quando você contrata uma apólice de seguro, você transfere o risco para a seguradora, que cobra um alto valor para isto. Na cooperativa de proteção veicular, o cooperado assina um termo de responsabilidade mútua e divide os riscos com os demais cooperados.

As cooperativas de proteção veicular são, basicamente, fundos administrados por uma cooperativa onde os cooperados dividem entre si os custos mensais dos sinistros ocorridos no período. A diferença entre as seguradoras é que, no caso de uma cooperativa de proteção veicular, o tamanho da estrutura, o porte da cooperativa, o número de cooperados e a dedicação integral de um corpo de profissionais qualificados para administrar as ocorrências mensais, garantem que o custo mensal seja inferior ao praticado pelas mesmas.

Como é calculado o valor?

Outra grande diferença entre a cooperativa veicular e a seguradora é a forma de cálculo e contratação. Nas cooperativas de proteção veicular não se leva em consideração o perfil do condutor do veículo. Não há variação no preço da adesão em função da localização do veículo, do sexo, estado civil ou idade do condutor. O cálculo é feito em função do valor veículo. Nas seguradoras existe a adesão de uma apólice, já nas cooperativas de proteção veicular o cooperado assina um contrato de responsabilidade mútua e divide o risco com os demais cooperados.

Seguros de cooperativa, cooperativa de proteção automotiva, cooperativas de seguros ou cooperativa de seguros se referem em geral à mesma iniciativa que são as cooperativas de proteção veicular, onde cada cooperativa possui seu estatuto, sua estrutura e rede de benefícios oferecidos.