O motor é a parte fundamental de um veículo, é como se fosse o coração do automóvel, sem ele, o carro seria apenas uma lataria vazia. E por ser uma peça importante, é sempre bom verificar e corrigir as possíveis irregularidades, para que o desempenho do caro não seja afetado. O barulho no motor pode ser fundamental para lhe deixar em alerta e agir o mais rápido possível. Nesse artigo, a AVR Benefícios listou as principais causas desse problema. Confira!
Coração do veículo
O veículo é sempre uma ótima mão amiga no dia a dia. Com uma rotina corrida, estressante e cheia de contratempo, ficar sem o seu transporte é extremamente complicado; ainda mais se você depende exclusivamente do seu veículo para realizar os compromissos diários. Imagina, você tendo que ir para o trabalho, faculdade ou indo para uma reunião com um cliente. E no meio do caminho, o seu carro começa a apresentar um barulho no motor, e esse ruído vai ficando cada vez mais alto e impossível de se ignorar. Você pode até correr o risco de enguiçar.
Pois bem, o barulho do motor geralmente não é um sinal muito bom!
Esses sons podem aparecer ao dar partida o veículo, liberar o pedal da embreagem ou, até mesmo, ao passar em lombadas ou buracos.
6 fatores que podem causar o barulho no motor
Tensão na correia dentada
É muito comum o barulho do motor vir da perda de tensão da correia dentada. Afinal, sua função é sempre manter em sincronia o comando das válvulas. Portanto, quando ocorre um tensor da correia, pode ocasionar danos aos cabeçote e outras peças do motor.
Uma dica importante, é sempre fazer uma inspeção visual a cada 15 mil km rodados, para verificar se há rachaduras na correia.
Bomba d’água
É um importante componente do veículo, responsável pelo resfriamento do motor, para evitar o seu superaquecimento. Geralmente, o barulho originado por essa peça aparece acompanhado de vazamento.
Nesse caso, o seu conserto depende apenas da troca da peça.
Motor fundido
Considerado o pior dos problemas que você pode ter com o veículo. A fundição do motor significa a completa inoperância da parte mais importante do veículo. Na maioria dos casos, é necessário fazer a sua troca completa.
Falta de água no radiador
Um problema que pode ocasionar um aquecimento fora do comum no motor, problema esse que pode causar fundição do motor. Para evitar, basta checar o nível de água com regularidade e ficar atento ao termômetro no painel.
Embreagens mal ajustadas
Esse problema costuma se manifestar pela emissão de ruídos aos liberar o pedal numa troca de marcha. Pode significar que o seu eixo ou rolamento apresenta um desgaste, o que exige a troca imediata dessas peças.
Suporte do motor quebrado
Dependendo do modelo do seu carro, o motor pode conter um suporte de três ou quatro coxins. É uma espécie de “almofada”, responsável por absorver as vibrações do motor. Mas, quando se passa por buracos e lombadas e alta velocidade com muita freqüência, pode ocasionar a quebra dessas peças.
Seja um cooperado!
A AVR Benefícios é uma das maiores e melhores cooperativas de proteção veicular do mercado. Aqui, garantimos que a contratação dos serviços é 100% livre de burocracias indesejadas, buscamos simplificar tudo para você! Venha para AVR Benefícios e se torne um um cooperado!
Gostou deste artigo? Leia mais no Blog da AVR Benefícios!