O verão já está ai e nessa época é preciso ter alguns cuidados extras com seu carro, já que as altas temperaturas podem prejudicar alguns sistemas e itens do seu veículo. Pensando nisso, a AVR Benefícios separou algumas dicas para ajudar o seu veículo a realizar o seu melhor desempenho neste verão. Assim, você poderá aproveitar ao máximo os dias quentes, desfrutando da liberdade que um automóvel bem cuidado pode oferecer.

Como proteger o carro no verão

1. Atenção aos líquidos

Líquido de arrefecimento, óleo do motor e líquido do lava para-brisas são coisas que os motoristas devem verificar regularmente no verão. O refrigerante do motor é a primeira coisa que se deve prestar atenção nos meses mais quentes – cheque com periodicidade se o nível de refrigerante está entre as marcas mínima e máxima, adicionando mais se necessário. Os carros mais modernos têm um sistema fechado de líquido de arrefecimento e verificar ou adicionar refrigerante é fácil. Consulte o manual do proprietário para saber como proceder.

2. Pneus

Verificar a pressão dos pneus é muito importante nos meses de verão, já que a alta temperatura faz com que o ar nos pneus do seu carro se expanda, podendo ocasionar até mesmo o estouro do pneu. Confira se o seu pneu não está muito inflado (quando eles estiverem em uma temperatura normal) e certifique-se de usar a pressão nos pneus adequada para o seu carro, e não a pressão máxima indicada na lateral do pneu.

3. Ar condicionado

Apesar de ser um empecilho para a economia de combustível, manter o ar-condicionado ligado nessa época do ano mantém o motorista e os passageiros confortáveis, reduzindo, assim, a fadiga do condutor. É importante fazer a troca do filtro do ar no verão, já que o uso do aparelho é mais frequente. Assim, você elimina todas as impurezas e evita o aparecimento de cheiros desagradáveis dentro do carro. Quando deixar o veículo estacionado sob o sol forte, ligue o ar-condicionado e transite por alguns minutos com as janelas abertas para expulsar o ar mais quente e não sobrecarregar a refrigeração. Outra dica importante é manter o condensador sempre o mais limpo possível, para não comprometer a capacidade do sistema de refrigeração. Vale utilizar ainda películas protetoras de vidros, já que, ao impedir a passagem de raios ultravioleta, elas diminuem o calor dentro do carro e aumentam o rendimento do ar-condicionado.

4. Pintura

O sol, a chuva (muito frequente nessa estação) e a maresia podem causar estragos à pintura do seu veículo. Para manter seu carro com aparência de novo durante todo o verão, lave-o pelo menos uma vez por semana – principalmente se o carro ficar próximo à areia e ao mar constantemente. Os sais da maresia “grudam” na pintura e aceleram a degeneração dos componentes que mantêm o brilho da tinta automotiva. Outra opção é cristalizar (ou espelhar) a pintura do carro. A cristalização atua como um verdadeiro protetor solar, além de proporcionar um alto grau de brilho, revitalizando e protegendo a pintura das intempéries do tempo e desgaste natural. Evite ainda estacionar o carro debaixo de árvores. Apesar da tentação ser grande por causa da sombra, algumas plantas liberam toxinas que mancham a pintura.

5. Estofamento

O sol resseca o estofamento dos bancos – especialmente os de couro. Por esta razão, procure não deixar seu carro muito tempo parado ao sol; caso isso não seja possível, cubra os para-brisas com protetores sanfonados, que bloqueiam a entrada da luz direta. Se cair sorvete, refrigerante, suco ou qualquer produto do tipo sobre o forro, remova-o suavemente com um pano úmido e sabão neutro. No final do verão, vale investir numa lavagem de estofados a vapor, que recupera o cheiro de novo, limpa profundamente o tecido e deixa os bancos prontos para outro verão inesquecível.

Links úteis:

proteção veicular rj;

cooperativa de proteção veicular;

proteção veicular;

cooperativas de proteção veicular;

cooperativa veicular.