Pneus mal calibrados são um fenômeno frequente na rotina de trânsito brasileira. Seja por causa da baixa calibragem ou por pressão excessiva, é bastante comum que donos de veículos ou condutores não saibam a maneira correta de realizar a manutenção de seus pneus. Esta situação pode ser extremamente prejudicial para a durabilidade do veículo e para a segurança do motorista.
Você sabe os riscos de conduzir um veículo com pneus mal calibrados? A AVR Benefícios te conta, neste artigo, o que pode ocorrer caso isso aconteça e dá algumas boas dicas para que você evite essas situações. Veja a seguir:
Riscos de rodar com pneus mal calibrados: baixa calibragem
Detalonamento
O detalonamento é o nome que damos para quando o pneu sai da roda enquanto o veículo está em movimento. Isso se dá por diversos fatores, como excesso de peso no carro ou uma curva muito fechada, somados ao principal deles: pneus mal calibrados, com menos pressão do que o necessário.
Aquaplanagem
Aquaplanagem ocorre quando o veículo desliza sobre um bolsão d’água ou poça. As condições dos pneus são um ponto essencial para que a aquaplanagem ocorra ou não. Pneus gastos ou com calibragem abaixo do necessário facilitam a ocorrência desta situação e podem trazer mais danos ao carro.
Alto consumo de combustível
Quando a pressão de ar nos pneus não é adequada, o motor tem a necessidade de aumentar o desempenho. Isso faz com que o combustível seja mais consumido do que seria em uma situação comum.
Avarias
Pneus mal calibrados duram menos. Isso ocorre, principalmente, com os que apresentam baixa calibragem, pois a superfície de contato em relação ao chão é maior, fazendo com que o desgaste seja proporcional. Dessa maneira, furos e possíveis danos são mais frequentes.
Riscos de rodar com pneus mal calibrados: alta calibragem
Instabilidade
Pneus com pressão excessiva apresentam menor superfície de contato em relação ao chão. Isso reduz a estabilidade do veículo e faz com que derrapagens e perdas de controle ocorram com maior facilidade.
Frenagem ruim
Por conta da instabilidade já citada, a capacidade de frenagem do veículo é prejudicada e a resposta de parada quando solicitada pelo condutor pode não ser tão imediata ou bem executada.
Dicas para uma calibragem correta
A maneira ideal de ter pneus calibrados corretamente é consultando o manual. Nele, constam informações sobre o nível de pressão que deve ser colocado nos pneus e o tempo médio em que eles devem passar por este processo. Caso seu pneu não seja original, verifique essas informações com o fabricante. No geral, a calibragem ideal para os pneus se faz da seguinte forma:
- Para pneus de aro 13, a pressão deve ser de, aproximadamente, 26 libras. Para os de aro 14, de 28 a 30 libras será ideal. Já para os pneus de aro 15, de 28 a 41 libras.
Lembre-se de que a calibragem não é a mesma para todos os casos nem para todos os pneus do mesmo veículo. Dependendo da frequência de uso e das condições, estes números devem variar.
Além disso, não somente a calibragem, mas a troca de pneus também é muito importante. Saber quando ela deve ser feita é essencial para manter a integridade do veículo.
Saber como cuidar do seu carro é muito importante, tanto para mantê-lo quanto para garantir a sua segurança. A AVR Benefícios sabe exatamente como fazer isso. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossos serviços.
Links úteis:
cooperativa de proteção veicular;
cooperativa de proteção veicular.