1 – Coloque película nas janelas

Inegavelmente, uma maneira eficiente de prevenir roubo e furto de carros é dificultando a visibilidade da cabine. É importante ressaltar que, mesmo com a instalação de insulfilm, mochilas e outros objetos não devem ser deixados dentro do carro. No entanto, a simples incerteza sobre o que está no interior não apenas diminui a tentação dos criminosos, mas também os leva a procurar alvos potencialmente mais fáceis.

Vale recordar que, conforme o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), os vidros laterais dianteiros devem ter uma transparência mínima de 70%. Já as janelas laterais traseiras e o vidro traseiro precisam apresentar, no mínimo, 28%.

 

2 – Cuidado ao estacionar

Ao mesmo tempo, o momento do estacionamento pode parecer rotineiro, mas exige cautela. Nesse sentido, observe o local à volta antes de decidir manobrar o veículo. Especialmente em lugares mais isolados, é possível haver pessoas mal intencionadas à espera de uma vítima.

Além disso, evite locais conhecidos pela insegurança e pelo histórico de ação de bandidos. Caso o seu trabalho não disponibilize estacionamento, negocie valores acessíveis com garagens próximas. Inclusive, isso dificulta que terceiros observem sua rotina, especialmente quando você está vulnerável ao procurar vagas no mesmo lugar diariamente.

 

3 – Proteja suas informações 

Com toda a certeza, os criminosos estão cada vez mais atentos às informações pessoais alheias. Há um tempo, a mídia alertou bastante a população sobre o quanto os adesivos que fazem menção aos integrantes da família facilitam casos de roubo e furto. Certamente, eles comunicam não apenas quem você é, mas entes queridos.

No entanto, outros deslizes menos óbvios podem passar despercebidos. Um deles tem a ver com deixar papéis ou documentos com dados pessoais sobre os bancos. Além de ativar o desejo de quebrar o vidro para ter acesso à leitura deles, isso pode acabar incentivando o furto do veículo. Afinal, tendo em vista que o criminoso já deu início a um primeiro delito, não irá hesitar em piorar a situação para a vítima.

 

4 – Não deixe crianças esperando na cabine

Por outro lado, quando os motoristas deixam crianças dentro do carro, despertam a atenção tanto de pessoas preocupadas com o bem-estar delas quanto de ladrões. Eles acreditam que, muito provavelmente, a chave foi deixada ali ou os vidros estão minimamente abertos para viabilizar a circulação de ar.

Como resultado, não apenas o veículo pode ser levado, como também a criança.

 

5 – Não entregue sua chave a terceiros

Por fim, uma dica simples, porém efetiva contra roubo e furto: não deixe sua chave ou a cópia dela nas mãos de estranhos. Em estacionamentos privados, por exemplo, tente estacionar o seu carro sozinha ou sozinho, dispensando a necessidade de manobras enquanto vai resolver suas pendências.

Em pouco tempo, a cópia pode ser feita sem você se dar conta dessa situação.

 

Além de seguir todas as dicas, não deixe de contratar uma proteção veicular confiável. Conheça o nosso trabalho e agende um horário!