Os pneus são artefatos tão importantes quanto o motor no veículo. A rodagem deles permite o deslocamento e, por isso, mantê-los em bom estado é compreendido como sinônimo de segurança. Sendo assim, boas ações fazem a diferença quando o assunto é aumentar a vida útil dos pneus do carro. Veja quais são elas neste artigo! Ao final, veja como a AVR Benefícios pode te auxiliar caso algum imprevisto ocorra. Boa leitura!
Pneus do carro: saiba como prolongar a durabilidade deles!
1- Respeite a pressão máxima orientada pelo fabricante
Se você deseja manter a vida útil dos pneus do carro, respeitar a pressão orientada pelo fabricante é a primeira atitude positiva. Andar com o carro em pressão baixa ou mais alta pode forçar as rodas e influenciar diretamente na capacidade de aderência.
Além disso, o pneu murcho pode contribuir para o aumento de consumo de combustível.
2- Conheça a capacidade de carga máxima
Outra informação importante sobre os pneus é o limite de carga máxima. Deste modo, estar acima deste tende a fazer com que estes componentes fiquem mais sensíveis a danos na estrutura externa, como arranhões, ou internas, a exemplo de rasgos. O desgaste da banda de rodagem também pode surgir a partir da manutenção de carga alta sobre os pneus.
3- Atenção à inspeção visual
O aumento da vida útil dos pneus do carro também passa por uma avaliação que pode ser feita por você: inspeção visual. Aqui, não dependemos de questões técnicas, mas sim de observação. Note sempre seus pneus antes de sair de casa. A profundidade dos sulcos não deve ser inferior a 1,6 milímetros e a válvula de escape precisa estar completamente vedada.
4- Manutenção do alinhamento correto
Assim como já foi dito em outro post aqui no blog, existem diversos tipos de alinhamento. No entanto, todos eles são voltados para uma contribuição: impedir o desgaste prematuro dos pneus do carro. Ou seja, quando o alinhamento está em dia é possível reduzir o nível de consumo de combustível e manter os componentes da suspensão resguardados.
5- Realize o rodízio de pneus
O rodízio de pneus equaliza os padrões de desgaste deles. Desta maneira, tendem a durar mais e representar, mais uma vez, economia para você.
O recomendado é que o rodízio de pneus seja feito a cada 5.000 quilômetros percorridos. Atente-se a essa numeração.
6- Note suas ações no trânsito
É comum que o motorista desenvolva vícios ao dirigir o automóvel depois de um certo tempo. Em função disso, atitudes como frenagens bruscas e acelerações indevidas têm a capacidade de comprometer a durabilidade dos pneus.
Por isso, o seguimento das normas, como reduzir a velocidade antes de manobras em curvas, faz completa diferença. Essa ação impede o desgaste acentuado e desigual dos pneus.
7- Transite por ruas bem pavimentadas
Ruas muito esburacadas ou com falhas muito grandes na pavimentação prejudicam os pneus do carro. Por isso, evitá-las ao máximo ou garantir uma velocidade bem reduzida quando passar por elas é compreendido como um método de proteção à estrutura.
Chame a proteção veicular para urgências com o pneu do carro!
Ainda que todas as dicas acima sejam seguidas, a AVR Benefícios entende que algumas interferências com a estabilidade dos pneus do carro possam ocorrer. O serviço de troca de pneus da nossa cooperativa de proteção veicular garante que você possa continuar sua viagem a partir do reparo feito no local. Entre em contato conosco e se torne um de nossos cooperados para ter esta cobertura!
Leia mais artigos como este em nosso blog. Veja:
- Por que contratar o Seguro de Passageiros APP?
- Sentiu o carro ferver? Conheça 6 dicas para evitar esse problema!
- O combustível acabou no meio do caminho. E agora? Veja o que fazer!
- Volante tremendo? Saiba qual pode ser o motivo!