Depois dos tão esperados 18 anos, o sonho da maioria dos jovens é tirar a carteira e comprar o seu primeiro carro.  Assim que conquistado somos bombardeados com mil informações desencontradas. Entre verdades, mitos e delírios, a AVR Benefícios, cooperativa de proteção veicular separou recomendações simples, mas fundamentais para os primeiros dias frente ao volante no seu primeiro carro.

Cuidados com o primeiro carro

Revisão

Pra quem ainda não conseguiu comprar aquele carrinho zero, o primeiro passo é fazer uma revisão detalhada da nova aquisição. Freios, motor, suspensão, parte elétrica, correias (colocar o link aqui),freio, óleos tudo precisa ser revisado, por mais que o vendedor garanta que está tudo certo. Você não sabe a procedência desse veículo.  Agora, você que comprou o seu primeiro carro zero, apenas fique atento a época das revisões obrigatórias indicadas pela montadora.

Óleo do motor

A primeira coisa a aprender é que não se olha o nível do óleo com o motor quente. Ele precisa esfriar pelo menos uns 10 minutos e deve estar no lugar plano. Respeitado isso, você pode verificar o nível, que deve estar entre o mínimo e o máximo da vareta.

Água

O motor do carro precisa de água. Mas, não é só água. No sistema de arrefecimento também é necessário colocar um aditivo que deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros. O liquido de arrefecimento (água e aditivo) também deve ser verificado com o motor frio. Se estiver pouco abaixo do nível, basta completar. Caso, continue diminuindo deve haver algum problemas de vazamento e é preciso procurar um profissional.

Kit Obrigatório

Estepe, chave de roda, macaco e triângulo. Caso não esteja lá, trate de comprar. Sem eles você será multado. O extintor também precisa estar no lugar. Olhe a data de validade. Mesmo sem nunca usar, ele tem que estar no prazo. E também deve estar enrolado naquele plástico.

Comum, Premium ou aditivada?

Essa é uma dúvida até dos motoristas experientes, quanto mais de quem acabou de comprar o primeiro carro. A comum é autoexplicativa, não tem componentes diferenciados. A aditivada é composta por  detergentes especiais que tem como função evitar o acúmulo de sujeira no sistema de infeção. A Premium tem também os detergentes, mas traz mais octanas, que são aproveitadas em motores com maior taxa de compressão, especialmente em motores mais potentes, 1.8 ou 2.0. Se você tem um carro popular, a Premium não terá efeitos muito aparentes.

E por último, mas não menos importante…

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