Inevitavelmente, todo motorista em algum momento precisará levar seu veículo a alguma oficina, nem que seja para uma simples revisão. Nessas horas, é natural ter certo receio de confiar em um estabelecimento que não se conhece – quantas histórias já não ouvimos sobre peças que são trocadas sem necessidade e valores acima do padrão que são cobrados? Mas existem algumas medidas que podem ser tomadas para evitar prejuízos e aborrecimentos desnecessários quando não se pode recorrer aos serviços de uma oficina indicada por amigos ou parentes.

Primeiramente, antes de ir até a oficina, faça uma pequena relação escrita dos motivos que o levaram a procurar o serviço mecânico. Por exemplo, seu veículo está fazendo algum barulho? Descreva o tipo de ruído e de onde você acredita que ele vem. Anote todos os detalhes! Conhecer o seu carro diminui as chances de ser enganado.

O primeiro atendimento é muito importante. Se os funcionários não forem atenciosos e educados, desconfie. Ao visitar pessoalmente a oficina, observe bem o local – se é organizado, limpo e se possui ferramentas e equipamentos básicos. Importante ressaltar que alguns serviços só podem ser executados por oficinas especializadas, como por exemplo, manutenção de injeção eletrônica. Entretanto, não basta que a oficina possua os mais modernos aparelhos; é preciso que seus funcionários sejam treinados para lidar com eles. Essa informação pode ser confirmada através de certificados ou diplomas emitidos por entidades como o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) ou pelos próprios fabricantes de autopeças. Esses certificados devem estar expostos em locais visíveis.

Antes de contratar os serviços de uma oficina, peça um orçamento formal que liste todos os serviços que serão executados – mão-de-obra, material a ser usado, o valor de cada item, condições de pagamento, data de início e término dos serviços e prazo de garantia do mesmo. Uma vez que você decida deixar o carro para orçamento, é importante que a empresa trate bem dele desde o início. A oficina deve fornecer um checklist detalhando o estado no qual seu veículo foi recebido, com informações como quantidade de combustível, quilometragem e presença de acessórios. Além disso, ela deve providenciar capas para os bancos e, dependendo do serviço, protetores para a carroceria, a fim de evitar danos ao veículo.

Quando o orçamento estiver pronto, um funcionário deverá explicar tudo o que precisa ser feito no carro, esclarecendo todas as dúvidas que você possa ter. Nesse momento, não hesite em fazer perguntas! Vale lembrar que o consumidor não tem a obrigação de aceitar o orçamento solicitado. Pelo contrário: é importante que você pesquise vários locais e compare preços antes de fechar o negócio.

Estabelecimento

Por fim, é importante checar se o estabelecimento não é clandestino e, por meio do CNPJ, verifique junto ao Procon de seu estado para saber se a empresa possui registro de reclamação no órgão. Esses pequenos cuidados vão garantir que você faça uma boa escolha!

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