A suspensão de um carro é responsável por garantir estabilidade e segurança. Ela absorve os impactos do solo irregular e previne que alguma das quatro rodas saia. Por ajudar na funcionalidade do veículo e promover segurança, é imprescindível que o motorista compreenda como trocar a suspensão.

A falta de manutenção desta peça, além de diminuir o tempo de vida útil de pneus e causar a perda da estabilidade, também é capaz de provocar a quebra de outras peças, o que é motivo de grandes prejuízos. Além disso, as chances de envolvimento em acidentes graves são maiores. Confira neste artigo as dicas da AVR Benefícios para revisar esse sistema.

Como trocar a suspensão: primeiros passos

É importante saber que cada carro tem um tipo de suspensão antes de começar o processo de substituição.
– Independente: as rodas sentem o impacto do solo sem transferir à outra.
– Semi-independente: parte do impacto é transferido para rodas do mesmo eixo.
– Dependente: as rodas de cada eixo percebem o impacto da mesma forma.
Dentro dessas características, também é possível encontrar diversos modelos do equipamento no mercado. Além disso, o motorista deve ter conhecimento das peças internas da suspensão e o objetivo de cada uma. Dessa forma, ele poderá identificar de forma mais precisa quais são problemas e saberá como trocar a suspensão.

Como é feito o processo?

 

Remoção da roda

Para ter acesso à suspensão, o primeiro passo é retirar as rodas. Isso deve ser feito quando o veículo estiver elevado e imobilizado.

Remova componentes

Todas as peças que estão ligadas ao amortecedor são retiradas, como a bieleta. Se no seu carro o flexível do freio está apoiado ao amortecedor, será necessário tirá-lo para não causar danos. Normalmente, essa ferramenta fica presa através de uma presilha. É necessário remover também os parafusos ligados ao amortecedor e a manga de eixo.

Amortecedor

Os amortecedores serão soltos após a retirada da porca e dos parafusos que estão abaixo do capô. Para fazer esse pequeno processo, a compressão das molas é realizada, para que elas são saiam de forma abrupta. Depois disso, basta soltar a porca e fazer a substituição dos amortecedores.

Colocando as peças novamente

Agora você fará tudo de forma inversa, recolocando a porca novamente e removendo os compressores. Certifique-se de que todos os itens serão colocados de forma adequada, como a presilha e o posicionamento do amortecedor na torre.

Quando esse procedimento for finalizado, a roda será colocada novamente no carro e o alinhamento do veículo feito, para que não aconteça um possível desnível.

Outros cuidados

O motorista deve ter a ciência de que a troca da suspensão deve acontecer periodicamente, com o acompanhamento de um mecânico. Especialistas indicam que essa substituição seja realizada a cada 10 mil km rodados. Entretanto, depois de batidas ou sinistros, a troca deve ser imediata para evitar ainda mais danos.

Outra forma de proteção contra os prejuízos causados por esse tipo de dano é por meio da AVR Benefícios, a cooperativa de proteção veicular que trabalha para garantir a satisfação dos cooperados. Nosso objetivo é proporcionar assistência e um atendimento rápido e eficiente nos momentos de transtorno. Conheça já os nossos serviços!

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