Compreender como lavar o seu carro adequadamente é fundamental. Caso a higienização seja realizada de forma indevida, é possível que o veículo sofra danos internos e externos. Por esse motivo, saber fazer esse procedimento corretamente é uma forma de economizar e aumentar a vida útil do automóvel.
Considerando esses aspectos, a AVR Benefícios elaborou este artigo para você. O nosso objetivo é que você consiga evitar problemas no carro por meio da boa limpeza. Dessa maneira, prejuízos serão evitados e o veículo manterá a aparência de novo. Continue lendo para receber nossas dicas!
Entenda como lavar o seu carro sem danificá-lo
Fuja do sol
O ideal é que a limpeza seja feita durante dias amenos. Porém, se não for possível, procure estacionar o carro na sombra. Esse cuidado é importante porque o calor pode apressar o tempo de secagem. Apesar de parecer um aspecto vantajoso, se o sabão secar junto com a água, manchas aparecem na lataria do automóvel.
Lembre-se que essas manchas são muito difíceis de serem removidas e podem comprometer completamente um carro pintado. Esse transtorno não se restringe apenas à estética, mas pode envolver altos gastos.
Tenha atenção com a frequência
Ao contrário do que muitos pensam, lavar demais o carro pode ser prejudicial. O atrito excessivo das cerdas da escova podem causar riscos na pintura. Ao longo do tempo, essa ação pode ter grandes proporções e danificar completamente a estética do veículo. Considerando essa questão, o intervalo correto para a lavagem deve ser de duas semanas.
Se você precisa de uma maior frequência de limpeza, como as pessoas que usam o carro para viajar, procure utilizar apenas um pano úmido. Dessa maneira, a superfície do automóvel não será tão agredida pela escova ou pela grande quantidade de produtos químicos. Mantenha esse mesmo cuidado com o interior do seu carro.
Utilize os produtos adequados
Entender como lavar o seu carro envolve o conhecimento dos produtos certos para realizar o procedimento. Sabão em pó ou detergente não devem ser utilizados em nenhuma hipótese, porque eles danificam a lataria do carro. Para prevenir esses transtornos, procure usar um sabão neutro.
Entretanto, também é fundamental usar produtos específicos para cada parte do carro. Atualmente, é possível encontrar diversas alternativas de materiais próprios para determinadas peças do carro. Assim, além de conservar o veículo, você prolongará a limpeza.
Para lavar os pneus a melhor opção são escovas com cerdas específicas para o processo. Em relação às outras partes do automóvel, prefira panos macios que não irão danificar a superfície.
Cuidado com o motor
O motor também precisa ser higienizado com cuidado para que não seja danificado pela ferrugem. Por ser uma peça mais sensível, é necessário maior precaução no momento da lavagem. O ideal é que uma mangueira seja usada, com pressão moderada, para que a precisão seja maior. Lembre-se de fazer esse procedimento apenas com o motor frio.
Se não for possível colocar água sobre o motor, utilize uma esponja úmida para retirar a sujeira. Assim, as chances de os componentes serem danificados serão menores. Se você tiver mais dúvidas sobre como lavar o seu carro, procure a orientação da montadora e verifique o manual.
Se você gostou das dicas sobre como lavar o seu carro, conheça a AVR Benefícios. Somos uma cooperativa de proteção veicular focada em cuidar adequadamente do seu veículo. Conosco você tem a segurança necessária contra roubo de carro e outros sinistros. Contamos com profissionais altamente qualificados para o serviço. Navegue pelo nosso site e conheça mais sobre o trabalho que realizamos!