Foi viajar durante um período de fortes chuvas, observou o carro atolado na lama e soube como reagir? Se sim, você merece parabéns. Conseguiu driblar um baita problema. Agora, se isso ainda não aconteceu com você, é melhor ter cuidado! Todos os condutores estão sujeitos a essa situação. Pensando nisso, nós da AVR Benefícios montamos um artigo para te auxiliar neste momento. Confira e boa leitura!
O que fazer com o carro atolado?
Como vimos anteriormente, estar com o carro atolado pode ser um grande problema. O transtorno pode ser ainda pior se os procedimentos corretos não forem bem executados.
Confira os passos que listamos abaixo. Saiba como contornar esse contratempo!
1- Tire o máximo de peso
Em primeiro, tire todo o peso do carro. Peça para os passageiros saírem e não deixe nada no porta-malas. Isto influenciará no tempo e na força necessária para que o carro saia do atolamento. Pense: quanto mais leve, mais fácil será locomovê-lo.
2- Use o macaco
Após tirar o peso do veículo, coloque o macaco para erguer as rodas. Depois que elas estiverem de mais fácil acesso, posicione o máximo de objetos debaixo delas. Use pedras, madeiras e outros itens para criar atrito.
3- Veja ao redor
Procure ao seu redor, observe se há pedaços de madeiras, folhas, toalhas ou roupas, entre outros exemplos. Utilize-os para criar uma espécie de rampa próximo às rodas da frente. Com isso, o carro terá um auxílio e sairá do atolamento sem derrapar. Ademais, você também impede que ele volte a atolar em seguida.
4- Empurrar e acelerar
Após colocar todos esse elementos embaixo do carro, retire o macaco e, em seguida, entre no carro. Depois, acelere gradativamente. Caso haja mais pessoas no local, solicite que elas te ajudem empurrando o veículo.
Atenção: lembre-se de engatar a segunda marcha, pois usar a primeira poderá fundir o motor.
5- Chame um guincho
Se você ficar com o carro atolado mesmo depois das nossas dicas, sua opção deve ser ligar para um guincho. Espere ele chegar e não se desespere.
Como evitar que o carro fique atolado?
A melhor forma de não ter que retirar o carro atolado é evitar que aconteça. Para isto é preciso tomar algumas medidas de segurança. Desta forma, assim que notar o solo instável e identificar sinais de que ele pode atrapalhar a rotação das rodas, procure:
- manter a velocidade constante, com a marcha baixa e com alta rotação do motor;
- murchar os pneus a cada 10 segundos até que fiquem com a metade da calibragem recomendada;
- evitar andar pelos acostamentos ou nas margens;
- não acelerar caso perceba que o carro atolou.
Torne-se um cooperado da AVR Benefícios!
Agora que você sabe o que fazer quando notar o carro atolado, não perca a chance de se tornar um cooperado da AVR Benefícios. Nós somos uma cooperativa de proteção veicular com valor justo de mensalidade. Seu carro já sai coberto após a contratação. Nós temos serviço de reboque 24 horas e lhe levamos até a sua casa, entre muito outros benefícios. Ficou interessado? Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços.
Gostou das nossas dicas sobre carro atolado? Confira outros conteúdos como este em nosso blog: