O carro a diesel é uma realidade em grande parte dos países. Mas, no Brasil, a comercialização do diesel é permitida apenas para veículos utilitários, como caminhões, ônibus e picapes com capacidade de carga superior a 1 tonelada. Muitos brasileiros defendem a venda livre de diesel no país e a comercialização de carros que usem o combustível. Mas, será que vale a pena?

Em 2016, uma comissão especial da Câmara dos Deputados propôs a lei 1013/2011, que visa liberar o comércio de carro a diesel no Brasil. A proibição de consumo de diesel para veículos leves está presente no Brasil desde os anos de 1970, e teve como principal objetivo evitar uma maior dependência de importação de petróleo para o país. A votação do projeto de lei atual foi adiada, mas o projeto trouxe à tona uma discussão antiga por aqui: o diesel deve ou não ser permitido para veículos de passeio brasileiros? A seguir, pontuaremos os pontos favoráveis e desfavoráveis em relação ao combustível. Veja:

Prós e contras de carro a diesel

Assim como os demais combustíveis, o diesel apresenta prós e contras. Ele, especialmente, é responsável por dividir muitas opiniões, principalmente no que tange os âmbitos ambientais, econômicos e de saúde pública.

 

 

Poluição

O carro a diesel produz um alto nível de poluição ao ambiente. Em uma linguagem mais técnica, por apresentar uma cadeia carbônica maior que a gasolina, por exemplo, sua emissão de CO2 é muito grande, o que causa muitos danos ao planeta.

Existe, ainda, uma corrente que defende que os motores a diesel poluem menos, uma vez que possuem catalisadores e filtros mais modernos e que não permitem que partículas prejudiciais ao ar sejam emitidas. Porém, na prática, vemos que nem sempre as peças que possuem essas funcionalidades são bem conservadas e acabam por não cumprir seu papel de maneira integral.

Potência

Uma das maiores vantagens do carro a diesel é a potência – não é à toa que o combustível é mais recomendado para caminhões e ônibus, ou seja, veículos mais pesados. Para motoristas que precisam de mais torque – isto é, maior capacidade de aceleração e retomada de velocidade – sem dúvidas, o diesel é a melhor opção.

Durabilidade

Os motores a diesel são mais robustos e elaborados do que os movidos a gasolina, por exemplo. Por conta disso, duram mais e têm menores chances de te deixar na mão durante o uso.

Valores

Um carro a diesel custa por volta de 30% a mais do que um carro a gasolina. Porém, o litro do diesel geralmente sai mais em conta em relação aos demais combustíveis. O custo-benefício deve ser cuidadosamente calculado, pois depende do consumo de cada motorista.

Com todos esses itens, podemos concluir que carro a diesel é ideal para pessoas que gostam de carros que durem muitos anos, percorrem grandes distâncias, transportam cargas realmente pesadas e, principalmente, que estão dispostos a cuidar do veículo. Se você optou por esse combustível, não deve medir esforços para manter seu carro sempre em segurança e bem cuidado. Para isso, conte com a AVR Benefícios. Além da nossa proteção veicular, também temos parceria com diversas oficinas mecânicas especializadas. Entre em contato conosco e saiba mais.

Links úteis:

proteção veicular rj;

cooperativa de proteção veicular;

cooperativa veicular;

cooperativas de proteção veicular.