Ficar com a bateria do carro descarregada com certeza é uma dor de cabeça, pela qual muitos motoristas já passaram. Isso porque o componente veicular é fundamental para dar partida ao veículo, bem como garantir o funcionamento dos componentes elétricos. Desse jeito, se estiver sem bateria, não há como rodar, impossibilitando o uso do automóvel.
Nesse sentido, é interessante entender mais sobre o assunto. Ao saber quando acontece, o que indica o gasto ou a falta de bateria e como evitar, você consegue remediar, antecipando-se. Este artigo tem esse objetivo! Aqui, a AVR Benefícios explica tudo o que você precisa saber para evitar tal dor de cabeça. Continue lendo!
O que causa a bateria do carro descarregada?
1- Deixar o carro sem funcionar por longos períodos
Apesar de parecer controverso, esse é um dos fatores que deixa a bateria do carro descarregada. Acontece que mesmo enquanto o veículo está desligado, a bateria continua fornecendo carga para os sistemas do automóvel. Alarme, rádio e painel exigem um pouco dessa energia. Dessa forma, você fica sem observar esse consumo, gerando uma falta de bateria não esperada.
2- Esquecer a chave na ignição
Um motivo comum que deixa a bateria do carro descarregada, que costuma acontecer com frequência, é esquecer a chave na ignição. Deixá-las ali pode fazer com que os faróis não se apaguem, nem o painel. Assim, esses recursos consomem a carga do equipamento, deixando o indicador aceso.
3- Contratempo com o alternador
O alternador é o componente do veículo que fica responsável por transformar energia mecânica em elétrica, carregando a bateria. Quando funciona de forma correta, consegue deixar uma carga de 100%. Desse jeito, quando há problemas com o equipamento, a bateria pode não receber a quantidade de energia ideal. Consequentemente, pode ficar descarregada, gerando a pane elétrica.
4- Problemas com luzes internas
Outros itens que podem causar pane são as luzes internas. Sabe aquelas que iluminam a parte de dentro do porta-luvas e as de trás dos passageiros? Então, problemas com essas lâmpadas podem causar o problema de bateria arriada. Acontece que com mal funcionamento, passam a exigir mais energia, gerando a pane.
5- Frio
Por fim, o frio também é um dos fatores que deixa a bateria do carro descarregada. Com baixas temperaturas, ao dar a partida, os sistemas de aquecimento precisam de mais força. Ou seja, obrigam um maior esforço do motor e consequentemente gera o uso de maior carga de energia, podendo, a longo prazo, causar a pane.
Como identificar o problema?
Para identificar que você está com a bateria do carro descarregada, existem algumas formas. Uma delas é prestar atenção ao momento em que está ligando o carro. Se houver falhas ou irregularidades em itens de iluminação como faróis e lanternas, pode ser um indicativo de que exista um problema.
Além disso, observar se há oxidação nos polos da bateria também pode ajudar a identificar a existência ou não de riscos de descarga. Se houver oxidação, provavelmente fará com que a bateria não carregue completamente. Há então chances de haver pane.
E como evitar ficar com a bateria do carro descarregada?
Agora, você já sabe o que causa o descarregamento da bateria, bem como identificá-la. A seguir, vamos dar algumas dicas do que fazer para evitar a pane elétrica:
- não deixar o carro parado por muito tempo. Procure deixá-lo ligado ao menos de 10 a 15 minutos por dia;
- não utilize uma bateria velha. Faça manutenção regularmente e troque após o tempo indicado pelo fabricante;
- em caso de necessidade de deixar o carro parado, deixe o negativo da bateria desligado para preservar a carga.
AVR Benefícios: sua cooperativa de proteção veicular!
Este artigo te ajudou a entender mais sobre a bateria do carro descarregada e como evitar? A AVR Benefícios pode te oferecer ainda mais ajuda! Somos uma cooperativa de proteção veicular do Rio de Janeiro. Oferecemos diversos serviços que vão ajudar você a manter o seu automóvel seguro e cobrimos diferentes tipos de sinistros.