O ar-refrigerado automotivo é uma das partes mais importantes do veículo. Além de garantir um conforto na parte interna carro, ainda ajuda a manter um ambiente limpo e seguro. Afinal, ele filtra o ar externo, assegurando um ambiente sem fungos e alérgenos. 

Neste artigo, a AVR Benefícios fala mais sobre o ar-condicionado. A seguir, veja quais são os mitos e verdades sobre esse sistema. Confira!

Ar-refrigerado automotivo: o que é mito?

1- O gás do ar-condicionado não é gasto facilmente

Existe uma crença popular de que o gás do ar-condicionado automotivo é gasto e pode acabar quando o sistema é utilizado. Isto é, em qualquer condição. Porém, isso é um mito! Na verdade, o gás não precisa nem mesmo ser reposto, apenas em caso de defeito, quando vazará. Caso contrário, durará toda a vida útil do carro. Para evitar que algo aconteça, basta ter a manutenção em dia!

2- O óleo do ar não precisa ser reposto regularmente

Outro mito que circula acerca do ar-refrigerado automotivo é que o óleo do ar precisa ser trocado toda hora, como acontece com o motor. Acontece que isso só será necessário em caso de vazamento ou quando houver demanda durante a manutenção do sistema.

3- O ar gera o dobro de consumo

Mito! Na realidade, ao ligar o ar-condicionado automotivo há sim um aumento no consumo de combustível. No entanto, ele é menor e fica em cerca de 10 a 20%. Sendo assim, não chega a dobrar, mas há um consumo maior.

acerca do ar-refrigerado automotivo

4- O ar não é culpado de alergias e doenças respiratórias

Existe também a crença de que o ar-condicionado do carro pode causar alergias e doenças respiratórias em quem estiver no veículo. No entanto, isto é um mito! Acontece que o sistema em si não causa esses problemas. Na verdade, mantém o ambiente interno limpo e longe de fungos e bactérias. Mas, a falta de manutenção adequada, como a troca do filtro, pode sim contribuir para a contração de doenças pelos usuários do automóvel. Faça manutenção periódica do sistema!

5- Não é preciso desligar o ar para dar a partida no carro

Por fim, outro mito sobre o ar-refrigerado automotivo é que é preciso desligá-lo antes de dar a partida. Só que o sistema do carro é projetado para desconectar automaticamente os componentes que estiverem atrapalhando a partida do veículo e o religa após a partida. Desse jeito, você não precisa se preocupar em desligá-lo manualmente!

 mito sobre o ar-refrigerado automotivo

Conte com uma cooperativa de proteção veicular!

Já tem algum sistema de proteção para seu veículo? Conte com a AVR Benefícios, cooperativa de proteção veicular, e garanta cobertura rápida e eficaz contra sinistros automobilísticos. Oferecemos suporte em caso de colisões, roubos e furtos, além de serviços 24 horas para outras situações, como reboque e hospedagem.

Entre em contato conosco e conte a mais segura proteção veicular do RJ.