A suspensão do carro é um item conhecido entre os motoristas, mas poucos possuem o conhecimento sobre sua real função e sua devida importância. Tal fato pode trazer inúmeras consequências, inclusive acidentes graves por não saber como cuidar devidamente de situações que envolvem a peça.
Sendo um item essencial para controlar a direção, a suspensão do carro é um conjunto de peças (bolas, pivôs, barra estabilizadora, etc) que garante o contato dos pneus com o solo. Além disso, ajuda na estabilidade em freadas, curvas e no conforto para os ocupantes do veículos.
Sabendo da importância do assunto, a AVR Benefícios reuniu alguns mitos e verdades sobre a suspensão do carro e alguns fatos que podem impactar sua direção. Confira!
Confira os mitos e verdades sobre suspensão do carro
Suspensão com problemas graves não causa acidentes graves (Mito)
Dirigir com a suspensão do carro comprometida pode ameaçar a segurança dos ocupantes do veículo, causando acidentes graves. No caso de curvas, por exemplo, os amortecedores não irão conseguir conter a rolagem da carroceria, o que pode fazer com que o motorista perca o controle.
A suspensão sinaliza quando precisa de troca (Verdade)
Os fabricantes costumam determinar que o conjunto de suspensão de carro seja inspecionado com 40.000 quilômetros, em média. Os fatores envolvidos variam entre arquitetura da suspensão, componentes utilizados, hábitos do motorista, características do veículo, entre outros. Entretanto, a suspensão sinaliza seu desgaste por meio de perda da estabilidade, barulhos de peças soltas, ruídos metálicos e alteração na dirigibilidade.
O amortecedor também pode indicar, visualmente, que está comprometido, apresentando um suor que permite a entrada e acúmulo de sujeiras. Já no caso de pingos de óleo nas rodas, existe a grande probabilidade de que o amortecedor esteja estourado. O veículo oscilar mais do que o normal enquanto percorre o asfalto também pode ser considerado um sinal.
Carros blindados possuem a vida útil da suspensão costuma ser menor (Verdade)
Veículos blindados, apesar do avanço dos materiais, ainda são mais pesados que os originais de fábrica. Com isso, a vida útil da suspensão, freios e pneus costuma ser menor. Em caso de colisão, por exemplo, a solução será mais demorada, pois o conserto será feito na lataria e na blindagem. Por isso, é indicado realizar anualmente as manutenções preventivas recomendadas pela blindadora e pela montadora. Assim, ajuda a evitar possíveis imprevistos e prevenir insegurança.
A suspensão é igual para todos os veículos (Mito)
A suspensão do carro foi desenvolvida por engenheiros com o objetivo de balancear conforto e segurança, considerando os projetos e suas respectivas características. Sendo assim, veículos esportivos possuem, geralmente, um nível maior de desconforto que veículos familiares. Entretanto, possuem mais estabilidade.
Suspensão comprometida pode desgastar os pneus (Verdade)
Caso os componentes da suspensão do carro estejam apresentando algum problema, não substituí-los pode ocasionar desgaste acentuado dos pneus e de outros itens. Sendo assim, a manutenção preventiva deve ser realizada corretamente. Caso contrário, o gasto será muito maior com a manutenção corretiva.
A principal dica é o cuidado extra na condução. Ter um blindado não significa que o motorista não deva evitar buracos, ou possa subir em guias, passar em valetas. Também tenha cuidado ao fechar portas e a tampa do porta malas.
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