Proteção veicular é o mesmo que seguro de cooperativa?
Primeiramente, o seguro de cooperativa é na verdade um tipo de proteção veicular com cobertura contra roubo, furto, perda total, colisão e fenômenos da natureza. A proteção veicular também inclui serviços de assistência 24 horas, como troca de pneus, socorro elétrico, socorro mecânico, reboque, chaveiro, entre outros comuns aos seguros de carros tradicionais. É por isso que muitas pessoas chamam a proteção veicular de seguro de cooperativa.
Diversos tipos de cooperativas administram a proteção veicular. Por isso, na hora de escolher o serviço, vale a pena compreender quais são as mais confiáveis e regulamentadas por alguma entidade.
Em síntese:
- Proteção veicular (popularmente chamada de seguro de cooperativa) – desde 2016 é regulamentado pela Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção Contra Riscos Patrimoniais (AAAPV).
- Outras associações sem fins lucrativos – apesar de funcionarem através do princípio de mutualidade do mesmo modo que o seguro de cooperativa, não possuem regulamentação nem da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) nem da AAAPV.
Logo, a proteção veicular oferecida por uma cooperativa regulamentada pela AAAPV possui mais garantias devido ao fato de ser supervisionada oficialmente por empresas renomadas do setor, operando na lógica do associativismo.
Custos do serviço
Ao contrário de um seguro automotivo convencional, a cooperativa oferece um valor mais atrativo. Afinal, ela calcula a mensalidade com base nos custos operacionais e nas necessidades dos associados. Ou seja, eles não consideram as estatísticas e probabilidades de sinistro relacionadas à idade, ao uso do carro e ao histórico dos condutores.
Quando o automóvel de um dos participantes sofre um sinistro, os demais membros da cooperativa compartilham o valor dos custos associados ao ocorrido. Aliás, os próprios integrantes escolhem os representantes que administram esse tipo de seguro. O custo do rateio é proporcional ao valor do veículo de cada pessoa, não resultando numa despesa injusta e acima do esperado.
Aliás, o preço da mensalidade é menor do que o de um seguro convencional, porque é isento de impostos e não inclui a comissão para corretores.
Outras vantagens do seguro de cooperativa
Além dos benefícios indicados ao longo deste post, o seguro de cooperativa também se posiciona como uma escolha inteligente por: envolver menor risco de fraude; oferecer possibilidade de retorno de excedentes; promover a participação ativa dos associados; permitir a personalização da cobertura; ter um foco sustentável, pensando no bem-estar da comunidade; entre outros.
Apesar de parecer uma proposta recente no mercado automotivo, a proteção veicular organizada por cooperativas já possui bastante adeptos. Isso se deve às vantagens e flexibilidades proporcionadas pelo tipo de serviço.
A proteção veicular da AVR Benefícios é um seguro de cooperativa?
Sim! Nós oferecemos diversos tipos de cobertura para proteção veicular, conforme as necessidades de cada motorista.
Ainda, nossos serviços contam com o respaldo da AAAPV, representando o máximo de segurança e tranquilidade no mercado. Consequentemente, temos registro e somos legalizados.
Consulte a seção de perguntas frequentes e peça a ajuda da nossa equipe para entender melhor o universo do seguro de cooperativa. Somos referência em todo o estado do Rio de Janeiro!