Segundo a Cooperativa Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), o uso do celular ao volante é a terceira maior causa de fatalidades no trânsito no Brasil. Além disso, a prática aumenta em 400% o risco de acidentes nas rodovias do país. Os números assustam, porém, não são suficientes para que a cena não continue a acontecer com naturalidade.

Portanto, com o intuito de conscientizar os motoristas, a AVR Benefícios preparou este artigo com os principais riscos dessa perigosa atitude. Veja também quais são as punições cabíveis. Proteja-se!

Principais riscos do uso do celular ao volante

imagem de uma mão estendida no asfalto segurando um celular, após acidente de trânsito

Maior distração

O uso do celular ao volante diminui a atenção dos motoristas, mesmo que o desvio do olhar para a tela do aparelho dure poucos segundos. A nossa capacidade de realizar várias tarefas simultaneamente é bem limitada — e piora ainda mais quando desviamos nosso foco do ponto principal. Nessa situação de risco, além da atenção, a visão e a audição também são prejudicadas.

Perigo para os pedestres

Os motoristas infratores não são os únicos prejudicados durante o uso do celular ao volante. Os pedestres são vítimas tanto quanto eles e, em muitos casos, ainda em cenários mais caóticos. Colisões e pequenos atropelamentos são causados comumente devido à distração da atenção, que resulta em uma manobra defensiva arriscada. Ou seja, a vida de todos fica em perigo!

Viva voz não é seguro

Acima de tudo, é fundamental frisar que o ato de usar o celular no modo viva voz não diminui o problema! Mesmo que a situação dispense o uso das mãos para segurar o aparelho, o motorista perde a noção auditiva e desvia a atenção. Portanto, qualquer contexto envolvendo o celular apresenta riscos, seja utilizando as mãos para digitar ou os ouvidos para escutar dispositivos bluetooth e viva voz.

Punições maiores para quem comete a infração

mulher fazendo uso do celular ao volante

Em primeiro lugar, é válido ressaltar que o uso do celular ao volante é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com o documento, a infração é gravíssima. Os motoristas infratores recebem multa no valor de R$ 293,47, além da perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

De acordo com o Código, o uso do celular ao volante é permitido somente durante a utilização de aplicativos de GPS. Para isso, o aparelho deve estar fixado em um suporte localizado no para-brisa ou no painel do veículo.

O ideal, segundo o documento legal, é que o motorista dirija sempre com as duas mãos no volante. A exceção fica a cargo dos seguintes casos:

  • quando o motorista for mudar a marcha;
  • quando o motorista for acessar equipamentos dos veículos;
  • quando o motorista for sinalizar com os braços.

Agora que você sabe todos os riscos e punições sobre o uso do celular ao volante, redobre sua atenção! Crie hábitos seguros no trânsito e contribua para a valorização da sua vida e a do próximo.
Se você gostou deste artigo, não deixe de acompanhar o blog da AVR Benefícios! Leia mais sobre a importância do sistema de ignição, funcionalidade das luzes do painel, itens do sistema de arrefecimento, tipos de alinhamento de pneus e muito mais!

Somos uma cooperativa de proteção veicular líder no RJ pelos nossos serviços de qualidade e preço justo. Seja um dos nossos cooperados!