Decidir o momento certo para vender o carro é uma dúvida que ronda bastante a cabeça dos consumidores. Existem pessoas que se apegam bastante ao automóvel, e não é à toa que vemos carros antigos circulando pelas ruas. Portanto, sabemos que vender o carro se torna muito difícil, seja por questões pessoais ou financeiras.

É muito comum as pessoas pensarem em vender o carro quando as visitas ao mecânico se tornam frequentes, mas esse não é o único fator que leva a essa decisão. É preciso que uma avaliação geral da sua relação com o automóvel seja feita e que algumas questões sejam levadas em consideração. Confira abaixo algumas dicas para decidir o momento certo de vender o carro.

Dicas úteis para decidir quando vender o carro

Uma série de fatores devem ser levados em consideração no momento da decisão de vender o carro, mesmo que exista apego e uma possível relutância. Existe a possibilidade de aquilo que era tido como sonho de consumo se tornar mais um problema a ser resolvido por você, por isso, é preciso ficar atento aos custos que seu carro está te gerando.

Você sabe qual o valor de venda do seu automóvel? Temos consciência que, nos dois primeiros anos, a desvalorização do automóvel é muito grande e, nos anos seguintes, ela se estabiliza em torno de 10%.  Você pode acompanhar o valor de mercado do seu carro pela Tabela Fipe, mas fique atento, a Tabela Fipe representa um valor de referência, o que não quer dizer que você conseguirá vender o seu automóvel pelo preço exato indicado por ela.

Manutenção em relação ao valor do carro

Quando o valor anual gasto com as manutenções do seu veículo ultrapassa 10% do valor de venda do carro é um sinal de que pode estar na hora de vendê-lo. Portanto, se o seu carro vive em uma oficina, pode ser um indicativo que está na hora de se desfazer dele.

O carro vive na oficina

 

Meu carro vive na oficina, e agora? Primeiramente, é preciso saber o real motivo das visitas frequentes ao mecânico, para depois tomar uma decisão de venda. Você tem deixado de fazer revisões periódicas ou realmente existe um desgaste devido à quilometragem e tempo de uso? Clique no link e confira alguns cuidados que te ajudam a manter o bom funcionamento do seu veículo.

Muitas pessoas acham que trocar óleo e filtro já são manutenções suficientes, mas, existem vários itens que devem ser observados e substituídos durante a vida útil do carro.  Quando estes itens não são substituídos, acabam gerando danos em outras peças do carro. Se o motivo da venda for problemas mecânicos, o ideal é fazer um desconto na negociação, para que o novo proprietário possa fazer os ajustes necessários.

5 anos de uso

De maneira geral, cinco anos é um bom tempo para ficar com um veículo sem adquirir grandes despesas. No caso de carros de luxo, o ideal é trocar a cada três anos ou 50.000 km rodados.

Obviamente, existem exceções à regra, mas é fato que borrachas e plásticos presentes nas peças do veículo têm uma possibilidade maior de sofrer depreciação após cinco anos de uso. Um grande exemplo são os pneus, que apresentam validade de cinco anos.

100.000 km rodados

Após 100.000 km rodados, a possibilidade de fazer visitas frequentes à oficina se torna muito maior. Alguns motoristas compram a ilusão de que após o último reparo o carro se tornou novo, porém, após essa quilometragem, a probabilidade de problemas mecânicos aumenta muito. A AVR Benefícios conta com oficinas credenciadas prontas para atendê-lo em momentos de dificuldade, distribuídas por todo Brasil.

Insatisfação com a marca

Caso você esteja insatisfeito com a marca do seu carro, seja por problemas com o carro ou com a concessionária, o melhor a fazer é botar um ponto final na relação. Dificuldade em conseguir peças, barulhos estranhos, alto consumo de combustível e falta de potência são algumas questões que desagradam o consumidor.

 

A questão é que não existe fórmula mágica na hora de vender o carro, o que importa é tomar a decisão com calma, para não se arrepender depois.

Você achou que nosso artigo foi útil para você? Então compartilhe com os amigos.

Links úteis:

proteção veicular;

proteção veicular rj;

cooperativa de proteção veicular;

cooperativas de proteção veicular;

cooperativa de proteção veicular.