O aumento do número de veículos nas ruas e a insegurança têm levado muitas pessoas a buscar proteção veicular. Porém, alguns acabam não se enquadrando no perfil das seguradoras, seja pelo ano do carro, pelo perfil do motorista ou mesmo pelo preço. Para resolver esse problema, surgiu no mercado uma nova alternativa que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado: a cooperativa de proteção veicular.

O que é Proteção Veicular?

O programa de proteção veicular rj é instituído em forma de cooperativa, como um fundo administrado por uma cooperativa veicular (devidamente formalizada e documentada) no qual os cooperados dividem os custos mensais de sinistros. As mensalidades das cooperativas de proteção veicular são proporcionais ao valor do veículo e o cooperado só paga pelo serviço realmente utilizado. Caso nenhum veículo sofra acidente ou seja furtado, é cobrado apenas o valor da contribuição fixa mensal, bem menor do que o valor de um seguro. O valor chega a ser 70% mais barato do que o cobrado pelas operadoras tradicionais.

Quem pode se associar?

A proteção veicular está disponível a todos os perfis e também a todos os veículos, inclusive caminhões e carros mais antigos. É uma forma de proteger seu carro com um custo mais acessível e vantagens exclusivas.  A proteção veicular é uma alternativa à exclusão do mercado atual, que limita a participação de clientes conforme perfis previamente definidos.

Quais os serviços disponíveis?

Os serviços oferecidos por uma cooperativa de proteção veicular compreendem assistência 24 horas, proteção contra roubo e furto, colisão, incêndio, e até prejuízos causados pela natureza. A maioria das cooperativas de proteção veicular não analisa o perfil do condutor e sem consulta ao SPC ou Serasa. A principal exigência é que o condutor cumpra as leis de trânsito e esteja em dias com seus boletos. O principal objetivo de uma cooperativa é oferecer segurança automotiva e pessoal, com excelência e respeito aos cooperados. As cooperativas e cooperativas são constituídas e amparadas pelo Código Civil Brasileiro e Constituição Federal (art. 59, XVII CF). Não há nenhum impedimento legal, responsabilizando-se solidariamente de conformidade com os princípios do associativismo e cooperativismo embasado na Lei Federal 5.764/ 7. As cooperativas de proteção veicular podem ser uma boa alternativa de economia. Para garantir que você está se associando a uma entidade idônea, é importante verificar alguns detalhes antes. Peça para verificar a documentação da cooperativa de proteção veicular, se está em dia, se há registro em cartório. Pesquise com os cooperados como foi o serviço quando precisaram, se realmente puderam contar com tudo o que é prometido pela cooperativa de proteção veicular. Nestes casos, pesquisas em redes sociais e sites de reclamação também valem. Se você deseja se associar, a proteção veicular é uma ótima alternativa. Afinal, na hora do imprevisto você não pode ficar na mão.