Quem tem carro, moto ou caminhão se preocupa frequentemente com o risco de roubo, furto e acidentes. Para evitar transtornos caso alguns destes inconvenientes aconteça, algumas pessoas investem em seguros. Porém, algumas não se enquadram nos perfis disponíveis pelas seguradoras. Por causa destes, nasceram o que chamamos de cooperativa de proteção veicular.

O Programa de Proteção Veicular, como também é conhecido, é instituído como cooperativa em que um grupo de pessoas se propõe a ratear eventuais custos advindos de alguns dos cooperados. As mensalidades são proporcionais ao valor do veículo e o cooperado só paga pelo serviço realmente utilizado. Se não houver incidente, o valor cobrado será apenas o dos custos administrativos da cooperativa, que chega a ser 70% mais barato do que o seguro. O carro ficará protegido contra roubo, furto, incêndio e acidentes. Algumas cooperativas também contam com assistência 24 horas, como é o caso da AVR Benefícios.

É importante ressaltar que as Associações de proteção veicular não oferecem apólices seguro, pois não são regulamentadas pela SUSEP. Elas oferecem serviços que garantem a proteção do veículo com menor custo e menos burocracia. É uma maneira de proteger seu carro com um custo mais acessível e com vantagens exclusivas.

As cooperativas de proteção veicular e cooperativas de proteção veicular são constituídas e amparadas pelo Código Civil Brasileiro e Constituição Federal (art. 59, XVII CF). Não há nenhum impedimento legal, responsabilizando-se solidariamente de conformidade com os princípios do associativismo e cooperativismo embasado na Lei Federal 5.764/ 7.

Seguro ou Proteção Veicular?

As principais diferenças entre os dois serviços são:

  • As Associações não consideram o perfil do condutor, apenas o valor e modelo do veículo. São estas informações que determinam o valor da mensalidade.
  • O seguro necessita de adesão a uma apólice. No Programa de Proteção Veicular, o cooperado assina um contrato de responsabilidade mútua que garante a divisão dos custos.
  • Os custos da proteção veicular rj são mensais, pagos através de boleto bancário, e não há obrigatoriedade de renovação. No caso do seguro, o preço pago é por anuidade.

As Associações estão no mercado há mais de 10 anos e vêm crescendo rapidamente, já que são menos burocráticas, mais acessíveis e baratas.

Proteção Veicular: consulte antes de contratar!

Antes de contratar o serviço, é importante verificar se a documentação da cooperativa está em dia e se os cooperados não tiveram problemas quando precisaram do serviço. Na AVR Benefícios, por exemplo, você tem em nosso site uma seção só com depoimentos de cooperados que precisaram e hoje estão satisfeitos com a escolha que fizeram. Essa avaliação é importante em qualquer ocasião. É bom conhecer antecipadamente os serviços.

Conheça mais sobre os Programas de Proteção Veicular da AVR Benefícios.

Economizar é sempre bom!