A história do automóvel se iniciou por volta de 1769, com a criação de um motor a vapor que permitia o transporte de humanos. Mas, o ano de 1876 é considerado o ano de criação do automóvel moderno, pelo inventor alemão Karl Benz. De 1876 para 2017 muita coisa mudou, porém, para os amantes automobilísticos, aprender a história do automóvel é sempre um prazer. Conheça algumas invenções recentes que permitiram mais segurança, desempenho e dirigibilidade nos veículos. Confira!
Invenções recentes que contribuem para a história do automóvel
Limpador de para-brisa
Começando a falar sobre as invenções recentes que contribuem para a história do automóvel com a primeira invenção feminina na indústria automobilística. Mary Anderson, uma norte-americana, se sentia incomodada ao observar o tempo perdido nas viagens para retirada do acúmulo de neve e sujeira do para-brisa. Então, em 1903, ela criou uma lâmina de borracha presa a um braço metálico e movimentada por uma haste. A invenção só foi patenteada em 1905. Após oito anos, todos os carros dos EUA já saíam de fábrica com o recurso do limpador de para-brisa.
Freio ABS
A criação dos freios ABS (sistema antiblocante de freios) foi um conciliador entre instinto e bom senso. O motorista ganhou liberdade para utilizar o freio em um momento repentino, tendo a certeza de que o carro não irá derrapar.
Em 1936, a Bosch registrou um aparato que tinha como objetivo aliviar a pressão nos freios quando a roda travasse e pressionar de novo, no momento seguinte. Mas, os sistemas mecânicos de percepção do problema e a reação eram muito lentos.
Nos anos 60, surgiram os semicondutores e circuitos integrados, tornando viável a criação de um sistema eletrônico de mais qualidade. Em 1970, os freios ABS foram desenvolvidos.
Espelho retrovisor
Antes que o espelho retrovisor fosse criado, os pilotos, em corridas de alta velocidade, precisavam de um mecânico auxiliar para verificar a existência de veículos que pudessem causar uma colisão. A partir disso, o piloto Ray Harroun, adaptou um espelho na lateral do carro durante a primeira edição das 500 milhas de Indianápolis, em 1911. Ele é considerado como inventor por ter sido a primeira pessoa a incorporar o objeto à lataria de um carro. Tenho certeza de que você não sabia dessa parte da história do automóvel, não é mesmo?
Airbags
Os airbags são um componente de segurança em veículos que funcionam de forma simples: quando um automóvel sofre um grande impacto sensores são acionados, emitindo sinais para uma unidade de controle que verifica qual sensor foi atingido e assim aciona o airbag que seja mais adequado.
O medo atrapalhou bastante a popularização do airbag. Mas, quem não teria medo de uma bolsa que avança na direção do motorista a cerca de 300km/h? Mesmo diante do medo, é comprovado que o airbag pode salvar vidas. Aliado ao cinto de segurança, a bolsa de ar reduz os acidentes fatais em 50%.
Se a sua maior preocupação é a sua segurança e a da sua família, busque por uma proteção veicular. O objetivo da proteção veicular no RJ é proteger você de eventuais prejuízos causados por qualquer fato inesperado com o seu veículo.
Injeção eletrônica
A injeção eletrônica foi vista pela primeira vez em 1968, no Volkswagen 1600. Ela é capaz de regular a mistura ar-combustível e o instante da explosão, milhares de vezes por segundo. Para ser capaz de fazer isso, ela acompanha as variáveis que alteram a relação entre ar e combustível: fluxo de entrada de ar, temperatura ambiente, fluxo de combustível, instante de ignição de vela e, no fim, uma sonda faz o controle de qualidade. A sonda é quem analisa a queima do combustível e refaz os parâmetros de injeção.
A injeção eletrônica foi um diferencial na história do automóvel, pois permitiu uma queima limpa, aumentando o aproveitamento de combustível. Ela possibilitou um motor silencioso, elástico e suave – o contrário do que se via há 20 anos.
Se depois de aprender um pouco mais sobre a história do automóvel você sentiu necessidade de aumentar a sua segurança, dentro e fora do veículo, conte com uma cooperativa de proteção veicular. A AVR Benefícios é uma cooperativa de proteção veicular no RJ que tem uma preocupação constante com o bem-estar dos seus cooperados, oferecendo-lhes proteção, conforto e tranquilidade. Entre em contato conosco e invista em proteção veicular.
Saiba mais:
Cooperativa de proteção veicular