Airbags são itens de segurança muito populares e usados em carros hoje em dia. Eles funcionam para proteger motorista e outros ocupantes do carro. Eles geralmente ficam localizados na parte dianteira de um veículo (painel e volante), embora muitos modelos atuais contem com eles nas partes laterais (portas) e na parte de trás dos bancos traseiros, protegendo possíveis passageiros que estejam nos bancos traseiros. O primeiro airbag instalado em um carro foi ainda no século XX, no ano de 1980, quando a Mercedes-Benz, renomada marca de veículos alemã, colocou airbags no seu modelo Casse S. Desde então o mecanismo tem se popularizado cada vez mais no mundo todo.
Airbags são acionados com a colisão?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam os airbags não são acionados quando ocorre a colisão. Na parte dianteira do veículo é instalado um sensor de colisão, que é acionado quando ocorre uma diminuição de velocidade repentina. Assim, quando acionado, esse sensor envia uma um sinal elétrico ao gerador de gás do airbag, que por sua vez é inflado com a explosão de substâncias químicas (como nitratos de amônia e a guanidina) contidas dentro dele. Esse processo leva incríveis 30 milésimos pra inflar a bolsa do airbag. Embora o airbag seja uma ferramenta de segurança que já salvou centenas de pessoas ao redor do mundo, ele ainda é muito contestado por sua periculosidade. Por ter uma expansão tão grande em um curto espaço de tempo, os airbags podem causar ferimentos graves à pessoas que estejam muito próximas dele. Por esse motivo, novos airbags têm sido criados para inflar em uma velocidade menor, embora ainda seja importante tentar manter-se sempre a uma distância segura de 25 cm deles e sempre usar o cinto de segurança.
Para deixar seu carro sempre seguro e com um serviço de assistência 24h de qualidade, conte com a AVR Benefícios. Nossos cooperados recebem um serviço bem feito por um preço menor do que você pode imaginar.
Links úteis:
cooperativas de proteção veicular;
cooperativa de proteção veicular;
cooperativa de proteção veicular.