Cooperativas de seguros são nomes populares atribuídos na maioria dos casos às cooperativas de proteção veicular. Apesar de serem associadas ao termo “seguro”, as cooperativas de proteção veicular não podem comercializar apólices de seguro, pois os mesmos são regulados exclusivamente pela SUSEP.

Cooperativas de seguros:  como funcionam?

As cooperativas de seguros trabalham com proteção veicular, que é um fundo administrado por uma cooperativa no qual os cooperados dividem os custos mensais de ocorrências com veículos. As mensalidades são proporcionais ao valor do veículo e o cooperado só paga pelo serviço realmente utilizado. Caso não ocorram problemas, é cobrado apenas o valor da contribuição fixa mensal, bem menor do que o valor de um seguro automotivo comum de mercado. O valor chega a ser 60% mais barato do que o cobrado pelas seguradoras.

Cooperativas de seguros: quais as vantagens?

A principal vantagem em se associar a uma cooperativa de seguros é a relação custo-benefício. Os proprietários podem contar com uma série de serviços de assistência 24 horas, proteção em casos de roubo, furto, incêndio e colisão. Outro ponto favorável é que as cooperativas (como também são conhecidas) não analisam o perfil do condutor. Algumas também não levam em consideração restrições de SPC ou Serasa. A principal exigência é que o condutor cumpra as leis de trânsito e esteja em dia com sua mensalidade. Além destes benefícios, as cooperativas de seguro possuem um processo de adesão simples e rápido, em relação à documentação, na cooperativa os cooperados assinam um acordo de cooperação mútua. Não é necessário a adesão à apólices. Quanto aos pagamentos, o preço que se paga é pela proteção mensal e não anual, sem que haja renovação obrigatória. O risco é dividido entre os cooperados. No caso do seguro, vale ressaltar o risco é transferido à seguradora.

Cooperativas de seguros: quem pode se associar?

A proteção veicular rj está disponível em geral para todos os perfis e também para todos os veículos, inclusive caminhões e carros mais antigos. Esta modalidade é uma alternativa à exclusão do mercado de seguros, que limita a participação de clientes conforme perfis previamente definidos e que geram obrigatoriamente rentabilidade à seguradora.

Cooperativas de seguros: é legal?

As atividades relacionadas à proteção veicular, proteção automotiva, assistência veicular que são oferecidas pelas cooperativas de seguros possuem amparo na legislação através do Código Civil Brasileiro que permite a união e cooperativa de pessoas com a finalidade de proteção de um determinado bem, neste caso, seus veículos. Para garantir seus direitos é importante aderir a uma cooperativa de seguros idônea, que tenha todos os documentos em dia e siga as normas e regulamentações que preveem as leis relativas ao associativismo e cooperativismo no Brasil.

É importante coletar o máximo de informação possível sobre a cooperativa de seguros interessada, pois infelizmente, existem falsas empresas no mercado, que se aproveitam dos cooperados para golpes. Pesquisar é a melhor forma de se livrar de problemas na contratação de serviços de proteção automotiva. A proteção veicular através da cooperativa de proteção veicular é confiável e segura, basta realizar a adesão a uma entidade com referências de depoimentos de cooperados e que tenha real histórico de pagamentos junto aos seus cooperados.

Cooperativas de seguros: Depoimentos

Assista os depoimentos de quem já usou os serviços de proteção automotiva através de uma cooperativa de proteção veicular.

Links úteis:

cooperativas de proteção veicular;

cooperativa de proteção veicular.