Recentemente, o Instituto de Segurança Pública (ISP) revelou dados que despertaram uma preocupação em contratar cobertura contra roubo e furto na população fluminense. De acordo com o seu último levantamento, nos 3 primeiros meses deste ano, o estado do Rio de Janeiro registrou um aumento superior a 10% no número de veículos roubados em comparação ao mesmo período do ano passado. Duque de Caxias foi a cidade com mais casos denunciados.
Portanto, ter a oportunidade de contar com uma proteção veicular completa proporciona tranquilidade, aliviando a sensação de impotência diante desse cenário.
Entenda como funciona!
O que é a proteção veicular?
Antes de entrar nos pormenores da cobertura contra roubo e furto, é imprescindível compreender que proteção veicular não é o mesmo que seguro automotivo. Afinal, enquanto este é oferecido por instituições privadas e regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), a primeira é organizada por associações sem fins lucrativos, como cooperativas.
Em 2016, as organizações mais renomadas do segmento de proteção veicular se uniram para fundar a Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção Contra Riscos Patrimoniais (AAAPV). Ou seja, existe um amparo oficial aos clientes que optam por esse tipo de serviço. Além da regulamentação, a entidade visa promover desenvolvimento econômico, social e sustentável.
Cobertura contra roubo e furto
Sem dúvida, a proteção veicular ganha cada vez mais força no cenário nacional, oferecendo uma gama de serviços extensa. Isso inclui a cobertura contra roubo e furto. Vale mencionar que entre as principais vantagens dessa assistência está a desburocratização dos processos. Afinal, há menos exigências relacionadas ao perfil de crédito da pessoa interessada, agilizando a contratação.
Dessa maneira, os membros associados a uma cooperativa de proteção veicular pagam mensalidades. Diante de um caso de roubo e furto entre eles, o valor para arcar com a reposição do carro é dividido entre os participantes. À primeira vista, pode parecer algo oneroso. No entanto, boa parte dessas associações contam com um número elevado de pessoas protegidas, tornando a participação dos motoristas sustentável.
Por que optar pela proteção veicular?
Como mencionado acima, a contratualização de uma proteção veicular é mais prática quando comparada a de um seguro automotivo. Além de não haver uma análise de crédito rigorosa, o valor do prêmio não depende da idade ou do histórico de multas dos condutores. Pelo contrário, a mensalidade é fixa, considerando apenas o valor do carro.
Com toda a certeza, é uma forma acessível de contar com cobertura contra roubo e furto, especialmente entre quem está com o nome negativado ou é jovem, grupo considerado de risco devido ao pouco tempo de condução.
Para completar, o encerramento do contrato é flexível, visto que este não apresenta políticas rígidas, comumente encontradas nas apólices de seguros convencionais.
Na AVR Benefícios você encontra não apenas cobertura contra roubo e furto, como também diversos outros serviços 24 horas. Converse com a nossa equipe e proteja o seu patrimônio!